CI

Brasil pode ter problemas com transgênicos pela sequência de culturas

Alerta é de Fernando Adegas, da Embrapa



O pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa, alerta que o Brasil terá um problema a mais em comparação com outros países que adotam a biotecnologia. Por ter sequência de culturas, o País vai enfrentar um aumento da presença de “plantas voluntárias” que são resistentes ao herbicida glifosato.


“O Brasil será um país diferenciado em relação a outros no que usam transgênicos, porque nosso sistema de produção inclui safra e safrinha, quer dizer, culturas em sequência. Então aqueles grãos que ficam de uma safra provavelmente vão nascer na safrinha, e vice-versa”, explica ele.

“Planta voluntária vai ser um problema cada vez mais importante. Se nós tivermos o mesmo transgênico para herbicida nas culturas em sucessão, vamos ter que usar herbicidas fora do sistema que aquele transgênico exige. Vai precisar controlar com herbicidas alternativos”, afirma o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.


Ele alerta que o produtor vai ter que tomar cuidado com “todo o sistema de produção: primeiro, voltando a fazer uma colheita muito boa. Segundo, fazer o monitoramento da área e por fim controlar o mais rápido possível essas plantas voluntárias”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.