CI

CAR pode voltar a ser coordenado pelo governo do estado em Mato Grosso

Rogério Romanini, ressaltou que a entidade é a favor de ações que tornem o processo mais ágil

Rogério Romanini ressaltou que a entidade é a favor de ações que tornem o processo mais ágil

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), juntamente com outras entidades do setor produtivo do estado, se reuniu, nesta quinta-feira (20/10) com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Babynski para discutir a retomada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a esfera estadual.

Babynski explica que com a federalização do CAR o serviço passou a ser prestado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) que não conseguiu atender às necessidades de Mato Grosso. ?A prioridade do SFB é povoar a base dados, ou seja, saber quem está no campo. Esta não é a prioridade de Mato Grosso e sim analisar e emitir os documentos como PRA e CRA?.

Dos 111 mil cadastros que constam na base do sistema, temos aproximadamente 3.500 analisados e apenas 39 validados. Segundo Babynski, a intenção da retomada da autonomia para Mato Grosso é tornar o processo mais ágil atendendo às necessidades tanto do setor produtivo quanto as ambientais.  ?Estamos buscando uma alternativa para esse processo. Mas acreditamos que em seis meses conseguimos resolver o CAR em sua plenitude?.

O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, ressaltou que a entidade é a favor de ações que tornem o processo mais ágil, mas reforçou que não se pode mais perder tempo. ?Precisamos de uma solução definitiva para o CAR. Não podemos mais ficar dando voltas sem sair do lugar. O produtor tem feito a sua parte e o que queremos é a contrapartida do estado para que não nos falte segurança jurídica para trabalhar?.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.