CI

Comitiva vai a Israel em busca de novas tecnologias

Projeto pretende estabelecer intercâmbio


Grupo de 22 representantes de diversos segmentos do Vale do Rio Pardo chega a Tel Aviv e nesta segunda inicia as visitas técnicas
 
Com o objetivo de buscar novas tecnologias que permitam agregar renda e emprego para a propriedade rural, uma comitiva com 22 representantes de diversos segmentos da região embarcou nesse sábado na Missão Gaúcha em Israel. A viagem começou a ser articulada em junho do ano passado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Sicredi e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com o propósito de obter subsídios para dinamizar e diversificar a economia local e regional por meio da geração de novos empregos, de renda e de melhores níveis de qualidade de vida para sua população. A delegação permanecerá no país do Oriente Médio até o dia 3 de maio para visitas técnicas e conhecer a 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura (Agritech), em Tel Aviv.

A presidente do Corede, Mariza Christoff, considera a missão um dos grandes desafios do órgão. Ressalta que a função do conselho não é apenas a realização da Consulta Popular para definir as prioridades para inclusão no orçamento do governo do Estado, mas também buscar soluções para o desenvolvimento da região. “Aqui pode iniciar algo bastante importante para a região, pois a missão conta com a participação de pessoas com diferentes profissões, mas todos focados no mesmo objetivo”, explica. Os participantes da missão vão buscar novas tecnologias para o desenvolvimento de futuras alternativas para o cultivo do tabaco, o aproveitamento das experiências já incorporadas em produtos e áreas de hortifrutigranjeiros, irrigação, grãos, leite e flores.

O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Airton Artus, acompanhará a missão. Destaca que a viagem é uma oportunidade de conhecer de perto as técnicas que fizeram Israel se tornar um celeiro de inovações para a agricultura. Segundo Artus, a principal tarefa será transpor o conhecimento adquirido na missão para a realidade regional, de modo a beneficiar diretamente os produtores rurais. “Israel é hoje uma potência na área graças ao governo, que assume a maior parte do risco no financiamento de inovações tecnológicas”, afirma Artus. O país do Oriente Médio é um dos líderes mundiais em diversas tecnologias, especialmente em gerenciamento de água e irrigação. Existem empresas locais especializadas em tecnologias e soluções para toda a cadeia agrícola, desde o desenvolvimento de filmes plásticos para estufas, sementes até sistemas de dessalinização da água do mar e soluções para tratamento de água de esgoto para uso em irrigação.

Com a experiência de engenheiro florestal e da atuação por muitos anos na área do agronegócio, o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, também embarcará na missão neste sábado para conhecer a eficiência da adoção de tecnologia em Israel. “A viagem é um dos investimentos mais baratos que se pode fazer, pois iremos lá e vamos receber de graça conhecimentos para aplicar em nossa região”, ressalta, lembrando que o país do Oriente Médio conseguiu em 50 anos se transformar em uma nação com tecnologia de ponta.

A comitiva chegou a Tel Aviv, capital financeira de Israel, na tarde de domingo e já na segunda-feira pela manhã começam as visitas técnicas. O grupo conhecerá empreendimentos que desenvolveram tecnologias relacionadas à produção eficiente de alimentos e de energia de alto impacto, hibridização entre espécies, manejo integrado de pragas, polinização natural, sistemas avançados informatizados para a fazenda de gado leiteiro, criação de variedades de flores e plantas, centro de testes para os produtos e equipamentos agrícolas, visita a Netafim – líder mundial em irrigação por gotejamento, campo de cultivo de morango, entre outros. Na terça e na quarta-feira também fazem parte do roteiro a visitação à 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura (Agritech). Trata-se de uma das feiras agrícolas mais modernas do mundo, com a mostra das mais recentes inovações.

Projeto pretende estabelecer intercâmbio

O roteiro da Missão Gaúcha em Israel prevê para a manhã de terça-feira a visita à embaixada brasileira em Tel Aviv, e encontro com o embaixador Henrique Sardinha. Na quinta-feira o grupo conhecerá a Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica, uma das mais importantes do País. O projeto pretende estabelecer um intercâmbio permanente com o estado de Israel em visitas temporárias daquele país aos agricultores locais, buscando novas orientações e troca de conhecimentos, bem como com universidades no país do Oriente Médio, além de estimular o empreendedorismo como forma de viabilizar a sucessão na propriedade familiar.

A intenção é fazer a socialização dos conhecimentos adquiridos entre os agricultores da região após o retorno ao Brasil. Para isso, após a missão, o Corede pretende realizar seminários regionais para difundir os conhecimentos adquiridos na viagem e ampliar sua aplicação à agricultura local. A missão também busca obter o reconhecimento regional e estadual do esforço do Vale do Rio Pardo na busca de solução para a dependência do cultivo do tabaco, agregando outros produtos que possam gerar emprego e renda no campo.

Na sexta-feira e no sábado, dias de descanso em Israel, a comitiva desenvolverá uma programação de turismo, em Jerusalém, Nazaré e Mar da Galileia. Todo o roteiro foi elaborado com a colaboração da empresa AD Viagens e Turismo, agência de turismo responsável pelas passagens e reserva de hotel, escolhida por indicação da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e do Consulado de Israel em São Paulo.

Quem participa

Airton Artus – prefeito de Venâncio Aires e presidente da Amvarp
Angelo Hoff – pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc
Bertilo Assmann – técnico rural aposentado/Santa Cruz do Sul
Bruno Eugênio Mahl – delegado do Instituto Humanitas Fraternidade e representante da área de ecologia na assembleia geral do Corede/Santa Cruz do Sul
Claudiomiro da Silva Oliveira – representante da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura de Mato Leitão
Djeison Gabriel Petry – produtor rural de Vera Cruz
Fernando Schwanke – prefeito de Rio Pardo
Gerson Luis Horn – Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Mato Leitão
Guilherme Siebeneichler – Folha do Mate/Venâncio Aires
Heitor Petry – presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo/Vera Cruz
Janine Kanheski Moreira – assessora parlamentar da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa
Jeferson Souza Klunk – técnico agrícola da Prefeitura de Vera Cruz
João Paulo Reis da Costa – diretor da Agefa/Efasc
Jorge Panta Habekost – vice-prefeito de Rio Pardo e produtor rural
Lênio Augusto Trevisan – técnico agropecuário da Prefeitura de Vale do Sol
Marco Antônio Dornelles – gerente de assuntos corporativos da Afubra
Mariza Terezinha da Motta Christoff – presidente do Corede/VRP
Otto Tesche – Gazeta do Sul/Santa Cruz do Sul
Sirlei da Silva Nunes – professora e coordenadora de projetos em Educação Ambiental da Smece da Prefeitura de Dom Feliciano
Vilmar de Oliveira – empresário e ex-presidente do Comude de Venâncio Aires
Vilmar Schneider da Silva – conselheiro de Administração do Sicredi Vale do Rio Pardo/Vera Cruz
Werner Schwanke – produtor rural de Rio Pardo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.