CI

Contra Helicoverpa: Paraguai proíbe uso do benzoato de emamectina

Alegam que faltam estudos conclusivos sobre segurança



O Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes do Paraguai (Senave) proibiu temporariamente o uso e o comércio do benzoato de emamectina naquele país. O órgão alega que faltam estudos conclusivos que garantam que o produto não representa risco para a saúde.


A suspensão pegou os agricultores desprevenidos, uma vez que o produto é considerado o mais eficiente no combate à Helicoverpa armigera, e já vem sendo usado há algum tempo no país. No Paraguai, o benzoato de emamectina chegou a ser usado de forma preventiva na safrinha plantada no início de 2014.

De acordo com a resolução do Senave, os produtos que contêm essa substância ativa devem ser direcionados a depósitos, centros de recolhimento de produtos fitossanitários, revendas e outros locais sob responsabilidade do proprietário. Na avaliação de especialistas, a suspensão pode aumentar o contrabando para o Brasil. 


“Temos verificado um volume muito grande de produto, que é muito maior do que seria a demanda da agricultura paraguaia para controle desta praga. É uma liberação de registro e importação de produto que ultrapassa em muito a quantidade que seria necessária naquele país”, desconfia o coordenador geral de agrotóxicos do o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Júlio Britto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.