CI

Contratos e diagnóstico da safra são temas de reunião de comissão da Aprosoja

Membros da Comissão de Política Agrícola se reuniram para tratar de temas importantes para o setor


Membros da Comissão de Política Agrícola se reuniram para tratar de temas importantes para o setor 

 

A preocupação com o cumprimento dos contratos para a safra de milho 2016 foi um dos principais temas discutidos durante a reunião da comissão de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) nesta quinta (25). A associação vinha monitorando a situação da safra durante todo o ciclo, devido às intempéries climáticas, e que agora culminou em quebra e prejuízos ao produtor.

A orientação da associação continua sendo para que os agricultores com problemas no cumprimento dos contratos para entrega de safra procurem negociar com as empresas caso a caso. “A Aprosoja está dando suporte a estes produtores, mas é uma situação complexa. Visitamos as empresas para fazer um diagnóstico da situação dos cumprimentos de contrato e expressamos nossa preocupação para que não haja mais endividamento do produtor, especialmente porque é importante a estabilidade das relações comerciais entre compradores e originadores”, informou Emerson Zancanaro, coordenador da comissão de Política Agrícola.

A associação tem tentando explicar às tradings que alguns produtores rurais não conseguiram colher a safra de milho e, por isso, não tem o produto para entregar e cumprir os contratos. Pesquisa realizada pela Aprosoja em parceria com o Instituto Mato-grossense dex Economia Agropecuária (Imea) mostrou que a expectativa inicial de 48% dos entrevistados era de colheita de 100 a 120 sacas por hectare no Estado. Porém, o resultado final foi de 26% dos produtores colhendo entre 50 e 80 sacas por hectare e 33% colhendo menos de 50 sacas por hectare.

“O ideal seria que as empresas reavaliassem sua postura quanto aos produtores que não conseguiram cumprir os contratos porque não conseguiram colher em um ano de condições climáticas atípicas”, completa Frederico Azevedo, gerente de Política Agrícola da Aprosoja. Segundo dados do Imea, houve 177,7 milhões de hectares abandonados devido à baixa expectativa de produtividade, ou seja, 4% do total da área semeada.

Outros temas – Durante a reunião, também foram apresentados status de demais projetos da comissão, como o panorama do crédito rural agrícola, seguro rural, e participação em Grupos de Trabalho (GT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.