CI

Cooperativas esperam uma boa safra

A expectativa é de ampliação na área plantada



Apesar dos baixos preços da soja no momento, as cooperativas do Paraná também esperam uma ampliação na área plantada, avançando sobre parte da área destinada para o milho e o feijão. Ao todo, o setor cooperatista responde por 65% da produção paranaense da oleaginosa. Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), espera uma boa safra para os cooperados.

Mesmo com o preço da cultura desvalorizado, Turra salienta que a oleaginosa continua remuneradora. "O que poderemos ter é uma dificuldade maior de comercialização do grão no próximo período, já que os estoques internacionais deverão estar cheios devido à boa safra americana", observa gerente da Ocepar. João Kapsumi Nazima, produtor na região de Guaravera (Norte), deverá plantar só soja neste ano porque a cultura está mais competitiva em relação ao milho.

Apostando na cultura, Nazima até arrendou mais uma área para aumentar a sua produção. Ao todo, ele deverá semear nesta safra 273,6 hectares, contra 225,6 hectares da temporada anterior. O agricultor espera colher no atual ciclo 54,16 sacas por hectare, índice de produtividade semelhante ao alcançado na safra anterior. "No verão, a soja sempre é a melhor escolha", completa o produtor.

Armazenagem

Turra afirma que, com os estoques internacionais abastecidos, as importações do grão do Brasil poderão reduzir e, com isso, aumentar os estoques internos. O gerente técnico da Ocepar frisa que será preciso escoar o quanto antes a safra de inverno para dar espaço para quando começar a colheita da soja. Ele afirma que os próximos leilões realizados pelo governo por meio da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) ajudarão no escoamento da produção. (R.M.)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.