CI

Cooperativismo fortalece a agricultura familiar

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 traz mais apoio ao cooperativismo


Criada em 2008, por 10 famílias de agricultores familiares do assentamento da reforma agrária Vale do Amanhecer, situado a 72 quilômetros da cidade de Formosa (GO), a Cooperval - Cooperativa Mista do Vale do Amanhecer, hoje, quase triplicou o número de cooperados (são 26, atualmente) e faz planos para expandir tanto a produção quanto a comercialização de seus produtos. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/17, que será lançado na próxima terça-feira (3), prevê maior apoio ao cooperativismo.

“O cooperativismo, em poucas palavras, é assim, ainda tem aqueles que não acreditam, mas, na verdade, uma andorinha sozinha não faz verão, sendo sozinhos, não temos condições, quem tá na cooperativa está se saindo bem e conseguindo produzir e colocar seus produtos no mercado”, afirma Divina Dias Borges, presidente da Cooperval.

Produzindo e comercializando frutas do cerrado, mandioca, milho, abóbora, farinha, pães e com uma pequena agroindústria de polpa de frutas e de doces, a Cooperval tem contrato com a prefeitura de Formosa, que praticamente garante a compra de toda sua produção, mas os planos de Divina Borges são de conquistar novos horizontes.

“Nossa estrutura física é pequena e a gente compra produtos de cooperados e de outros agricultores familiares do assentamento. Quem aderiu à cooperativa já melhorou bastante de vida, consegue vender os produtos, assim como os que trabalham para a própria cooperativa e também melhoram sua renda. Mas nossa comercialização está limitada ao município de que fazemos parte, nós só vamos pra fora quando tem as feiras do MDA, mas nós precisamos expandir e certificar a nossa marca para poder vender nossos produtos em todo o país”, explica.

Vale da Esperança

O assentamento Vale da Esperança, com 176 parcelas, foi criado há vinte anos e, desde então, é lá que mora Pedro Gomes de Castro, no lote 150, com sua família que agora já conta com novos membros, como o netinho que nasceu faz pouco tempo. Há quatro anos atuando como cooperado, Pedro está entusiasmado com a aquisição de uma camionete nova que a Cooperativa está comprando com financiamento do Terra Forte, programa do governo federal que tem como objetivo apoiar a implantação e modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em assentamentos da reforma agrária criados ou reconhecidos pelo Incra em todo o território nacional. Os beneficiários são famílias de agricultores de assentamentos organizadas em cooperativas ou associações.  

“Agora tá saindo um projetinho e nossa cooperativa vai ter um carrinho novo. A gente entrega pão, entrega polpa e vai poder transportar esses produtos com mais segurança e proteção. Daqui até Formosa são 72 quilômetros, e só de estrada de chão. O trem não é fácil, estamos aí na luta querendo crescer, nós somos a única cooperativa instalada aqui no município de Formosa que está tendo crédito, que já tem parceria com a prefeitura. A gente quer é que mais produtores produzam pra que a gente não precise mais comprar matéria-prima fora, e possa adquirir apenas dos cooperados”, conta Pedro de Castro.

Para a presidente e sócia fundadora da cooperativa, Divina Borges, antes de buscar novos cooperados, a Cooperval precisa mesmo é fortalecer sua própria estrutura e ter maior assistência técnica para os agricultores familiares. “Quando criamos a cooperativa, há mais de uma década, a gente reuniu 10 famílias apenas, para se livrar das brigas e da disputa de poder das associações que existiam naquela época. Recebemos recursos iniciais da Gontijo, para comprar fogão industrial e freezer, a nossa sede foi doada pelo Incra. Agora, queremos mais crédito e assistência técnica mais permanente. Precisamos de mais recursos para expandir. Nossa cooperativa está apta a pagar uma mensalidade para ter mais recursos para realizarmos melhorias”.

Mas tanto Divina Borges quanto Pedro Castro não tem dúvida quando falam dos benefícios que o sistema de cooperativa trouxe para suas famílias. “A cooperativa mudou a vida de muita gente aqui no assentamento e a minha, também. Você aprende a trabalhar em grupo, a pensar no grupo e o trabalho cresce com a força de todos”, ensina Divina. E o cooperado Pedro conclui: “Pra mim, melhorou muito, a gente dá um duro danado, mas sobra alguma coisinha ainda. Só de saber que o que você produz você tem onde vender, já é um grande passo”.

Plano Safra 2016/2017

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 traz mais apoio ao cooperativismo. Para melhorar a gestão das cooperativas da agricultura familiar, e garantir o assessoramento a empreendimentos da agricultura familiar, o MDA vai:

Apoiar com o Ater Mais Gestão 840 associações e cooperativismo;

Incluir pelo Programa Terra Forte (BNDES/FBB), 22 cooperativas em assentamentos da reforma agrária;

Disponibilizar cursos de qualificação para nove mil dirigentes de cooperativas e associações da agricultura familiar em parceria com Universidade Federal da Fronteira Sul.


Ascom/MDA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.