CI

Cultivo exclusivo de soja pagou melhor que safrinha de milho

É o que apontou o boletim “Ativos de Grãos”



O plantio de milho safrinha depois da soja foi menos rentável em 2014 para o produtor do que o cultivo exclusivo da oleaginosa. É o que apontou o boletim “Ativos de Cereais, Fibras e Oleaginosas”, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Os agricultores que optaram por cultivar apenas soja conseguiram recuperar seus custos de produção na maioria das regiões, sendo algumas com lucro. Um exemplo é a região de Londrina (PR), onde a receita para o sojicultor superou as despesas em 6,2%. Em Dourados (MS) e Sorriso (MT), a receita por hectare foi 2,5% superior aos custos totais.

“Os atuais patamares de preços do milho, apesar da recuperação verificada em outubro, têm levado muitos produtores a questionar a viabilidade de cultivo do cereal em sucessão à soja na chamada segunda safra. A outra opção seria não ter a segunda temporada”, aponta o levantamento. 

De acordo com o boletim, “somente em regiões produtoras mais próximas dos centros consumidores e dos portos de escoamento de produtos do Centro-Sul, onde as cotações são maiores, o plantio do milho seria viável em termos econômicos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.