CI

Deral eleva estimativas para safra de inverno no PR

Maior parcela das lavouras paranaenses está na fase de floração ou frutificação


Maior parcela das lavouras paranaenses está na fase de floração ou frutificação

O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), atualizou nesta quinta-feira (31) as estimativas para a safra de inverno do estado. Os aumentos mais expressivos ocorreram nas previsões de produção de trigo e milho.


Caso as estimativas do órgão se confirmem, o Paraná vai colher 4,04 milhões de toneladas de trigo neste inverno, índice 1% superior ao previsto no relatório divulgado em junho. A área também foi revisada para cima em 1,4%, para 1,35 milhão de hectares. A condição da maioria das lavouras (84%) é boa, e a maior parcela está em fase de floração ou frutificação (55%).

No caso do milho safrinha a expectativa é produzir 10,2 milhões de toneladas ou 2,7% mais do que a projeção do mês anterior, mesmo com área reduzida. Em uma semana a colheita do grão avançou 16 pontos porcentuais, chegando a 46% do 1,9 milhão de hectares plantados. Os técnicos do Deral indicam que 93% das lavouras estão em boas condições, e 15% da produção já está comercializada.


Com a atualização dos números, o Deral a previsão total da safra de inverno do estado, que contempla culturas como feijão, soja, aveia, canola, centeio cevada foi ajustada para 20,3 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.