CI

Emater-MG inaugura escritório em Governador Valadares

Iniciativa irá fortalecer a agricultura familiar do município


A Emater-MG inaugurou nesta segunda-feira (27/06) o escritório da empresa  em Governador Valadares, região Leste de Minas. O objetivo é a prestação de serviço de assistência técnica de qualidade e o fortalecimento da agricultura familiar do município. A iniciativa é uma parceria entre a Emater-MG e a prefeitura. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da empresa, Glenio Martins, e da prefeita Elisa Costa.

O escritório local da Emater-MG irá funcionar na rua Israel Pinheiro, 2.018, bairro Esplanada, no mesmo local onde já funciona o escritório regional, responsável pela coordenação do trabalho da empresa em outros municípios da região. O horário de funcionamento é de 7h30 às 17h30. Com a implantação do escritório, a expectativa é que sejam atendidos 250 agricultores familiares até o fim deste ano. Para o 2017, a meta é dobrar esse número.

“Essa é uma demanda antiga dos agricultores e associações. Por ser uma cidade polo, o trabalho desenvolvido em Governador Valadares irá beneficiar as cidades vizinhas e beneficiar e valorizar ainda mais a agricultura familiar da região”, afirma o gerente regional da Emater-MG em Governador Valadares, Maurílio Dornelas.

O trabalho da empresa terá como foco a cadeia produtiva do leite. A atividade é a principal do município. Por mês são produzidos 6 milhões de litros de leite. A agricultura familiar é responsável por cerca de 50% desse total.

“Nós pretendemos desenvolver ações que possam melhorar a qualidade e a produtividade do rebanho do município, gerando renda para os pequenos e médios pecuaristas”, diz  Dornelas.

Segundo o gerente, a Empresa trabalhará na orientação de todas as atividades agropecuárias desenvolvidas pelos agricultores familiares. A fruticultura é uma delas. Só de banana nanica são produzidas 3,8 mil toneladas por ano. Desse total, a agricultura familiar é responsável por 58%. Outra atividade importante é a olericultura. A produção anual de mandioca da agricultura familiar chega a 1,2 mil.

De acordo com o gerente da Emater-MG, o trabalho da empresa não se limitará na orientação técnica sobre as culturas, como plantio e manejo. “Nós iremos estimular a comercialização dos produtos da agricultura familiar do município. Vamos incentivá-los na participação do mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Teremos um trabalho muito forte nessa área, buscando a geração de renda para os agricultores”, disse Dornelas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.