CI

Encontro da Agricultura Familiar reúne 700 agricultores em Nova Boa Vista

Nova Boa Vista sediou o III Encontro da Agricultura Familiar



Em comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar e ao Dia do Agricultor, o município de Nova Boa Vista sediou o III Encontro da Agricultura Familiar, na sexta-feira (25.07), e reuniu cerca de 700 agricultores. A confraternização, tradicional entre os municípios de Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista, aconteceu na sede da comunidade São José Maneador, com promoção da Emater/RS-Ascar, do Sindicado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e das prefeituras dos respectivos municípios.

Os desafios para a produção de alimentos foi a temática abordada pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Francisco Frizzo, durante a programação do encontro. ?Queremos desenvolvimento com sustentabilidade e qualidade de vida. Para isso, devemos olhar para a propriedade como um todo, ver a família como parte integrante do sistema?, exclamou Frizzo, salientando que quanto menor a mão-de-obra familiar, maior a necessidade de mecanização, o que inviabiliza a pequena propriedade rural.

A produção de leite à base de pasto também foi tema abordado pelo técnico. ?A atividade leiteira é extremamente importante para a agricultura familiar e para a região, necessitando maior profissionalização em toda a cadeia produtiva. Atualmente, é a atividade mais atrasada no setor agropecuário, se comparada à avicultura, suinocultura, fruticultura, entre outros?, ponderou Frizzo. O técnico afirmou que a grande dificuldade enfrentada pela agricultura familiar é a sucessão das propriedades, tendo em vista que nem todos os filhos desejam seguir a mesma ocupação dos pais, em decorrência da descapitalização das famílias, ausência de uma renda fixa e satisfatória e falta de autonomia dos filhos na propriedade. 

A programação do Encontro contou também com a participação do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Elton Scapini, e do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marcos Carlos Regelin, que explanaram sobre políticas públicas para a agricultura familiar.

O município de Nova Boa Vista possui pouco mais de 1,9 mil habitantes, a maioria de origem alemã. De acordo com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Valdinei Bazeggio, aproximadamente 70% da população residem no meio rural e estão distribuídos em 479 propriedades, com área média de 18,2 hectares. Os cultivares tradicionais são soja, com 4,7 mil hectares, 1,2 mil hectares de milho, sendo que a metade é destinada para silagem, e 1,3 mil hectares de trigo. O restante da área é destinado para pastagem para o gado leiteiro. A bovinocultura de leite está presente em 188 propriedades, que produzem, mensalmente, 850 mil litros. Outra atividade de destaque no meio rural é a engorda de suínos, encontrada em 38 propriedades. O setor agropecuário responde por mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, liderado pela comercialização de soja, seguido da integração de suínos, leite, trigo e milho. 

Autoridades do município e região participaram do encontro, como o prefeito de Nova Boa Vista, Marcio Thums, o secretário Municipal da Agricultura, Marcos Rubenish, o presidente do Sintraf, Marcio Cassel, e a gerente adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Cláudia Zanatta Pedon. 

?A Emater/RS trabalha lado a lado junto com o agricultor, executando políticas públicas que viabilizam a permanecia do homem no campo, desenvolvendo ações que visam melhorar a qualidade de vida das famílias, oportunizando espaços de conhecimento, capacitação e discussão de alternativas que proporcionem ao agricultor conquistar maior visibilidade na sociedade, garantindo um futuro melhor a cada ano?, declarou Ana, que reforçou o compromisso da Instituição com os pequenos agricultores da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.