CI

Etanol/Cepea: Preços desta safra superam os da temporada anterior

Queda de rentabilidade por conta dos custos elevados


Os preços dos etanóis na parcial desta safra (2014/15) estão levemente superiores aos da temporada anterior. Segundo os Indicadores CEPEA/ESALQ referentes às vendas de unidades paulistas para distribuidoras, de abril a agosto/14, o anidro registra média 0,5% superior à de igual período de 2013, enquanto a do hidratado esteve 2% acima – valores deflacionados pelo IGP-M de agosto/14.

Apesar dos valores um pouco maiores, agentes consultados pelo Cepea apontam para queda de rentabilidade, por conta dos custos elevados. Na última semana, especificamente, as cotações do etanol anidro e hidratado seguiram pressionadas, devido ao aumento da oferta das usinas e ao menor interesse de distribuidoras.

Com as baixas de preços do açúcar, usinas estariam preferindo negociar o etanol, visando obter uma remuneração mais atrativa. Compradores, por sua vez, se mostraram pouco ativos, na expectativa de novas quedas de preços. Entre 15 e 19 de setembro, o Indicador semanal CEPEA/ESALQ do hidratado teve média de R$ 1,2022/litro (sem impostos), recuo de 1,5% em comparação ao da semana anterior. Para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 1,3434/litro (PIS/Cofins zerados), ligeira queda de 0,8%. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.