CI

Etanol/Cepea: volume negociado recua na semana e preços se estabilizam

Distribuidoras pressionam cotações, mas usinas matém firmes as suas oferta


Na última semana, o volume negociado no spot diminuiu em relação ao período anterior. Abastecidas, muitas distribuidoras tentaram pressionar as cotações, enquanto usinas mantiveram firmes as suas ofertas. Entre 17 e 21 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ (estado de São Paulo) do hidratado foi de R$ 1,2248/litro (sem impostos), leve aumento de 0,2% em relação ao anterior.

O anidro teve valorização de 0,8% no mesmo período, com o Indicador CEPEA/ESALQ (estado de SP) passando para R$ 1,3456/l (PIS/Cofins zerados). Em relação à safra atual, agentes de mercado estimam que esta entressafra vai se encerrar com os preços do etanol hidratado por volta de 7% acima dos valores atuais.

Apesar disso, ainda ficariam bem abaixo dos fechamentos de fevereiro e março/14. Segundo pesquisadores do Cepea, o avanço em relação ao término da safra pode ser resultado da expectativa de melhora nas vendas do etanol após o reajuste da gasolina anunciado recentemente. Já a perda em relação ao ano mostra a forte necessidade de caixa de muitas usinas – o que enfraqueceu seu poder de negociação. Além disso, a diminuição da safra nacional, que poderia justificar preços maiores, foi em boa parte compensada pela queda das exportações e aumento das importações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.