CI

Expointer 2015 – Energia solar é alternativa para a propriedade rural

38ª Expointer


Utilizar os recursos naturais em benefício da propriedade rural, de forma sustentável, tem sido alternativa para muitos agricultores nas diferentes atividades realizadas em suas unidades de produção familiar. Neste sentido, a Emater/RS-Ascar apresenta, na Expointer 2015, algumas das possibilidades de aproveitamento da energia solar nas propriedades rurais.

No espaço que a Instituição compartilha com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) na Feira estão montados dois sistemas fotovoltaicos, que transformam a energia gerada pela luz solar em elétrica, sendo apresentados um sistema autônomo e outro conectado. “Queremos divulgar e mostrar como funciona a energia fotovoltaica, que ainda é desconhecida pela maioria da população, e para isso todo o estande da Emater e SDR está sendo alimentado pelo sistema que instalamos aqui na feira”, frisou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Matias Felipe Kraemer.

Ambos os sistemas podem ser instalados na propriedade rural, sendo que o autônomo independe da rede elétrica convencional, utilizando baterias para o armazenamento da energia gerada pela luz do sol, que pode ser utilizada para bombear água ou alimentar sistema de resfriamento de leite durante as quedas de energia, por exemplo. Já o sistema conectado é ligado na rede elétrica. Nesse caso, é realizada a troca do relógio de leitura convencional e gerado um relatório da energia que entra e sai da rede elétrica da propriedade. Esta forma possibilita que a energia elétrica necessária para as demandas da propriedade rural seja gerada pelas placas de captação e a energia produzida além desta demanda seja injetada na rede elétrica convencional e transformada em crédito para ser utilizada em até três anos.

Para instalar os sistemas é preciso estar atento a algumas especificidades como, por exemplo, um local com boa insolação para o lado norte e sem arborização próxima para que a luz solar possa atingir as placas. Também é necessária a elaboração de um projeto técnico por um eletricista.

Os painéis de captação chamaram a atenção da família Rodrigues, de Viamão, durante a visitação à Expointer 2015. “Vimos os painéis de longe e viemos observar. Esse sistema é interessante pela economia que pode gerar. No início o custo é alto, mas depois recompensa e se torna viável para a casa”, observou Paulo Rosa Rodrigues.

Ainda de acordo com Kraemer existem benefícios em se utilizar esses sistemas, tanto sociais como ambientais e econômicos. “Ele tem a importância social, pois alivia o sistema elétrico, principalmente para quem está na ponta da rede, minimizando as quedas de energia, inclusive para outras pessoas; ambiental por ser uma fonte natural, não necessitando tanto das termoelétricas; e econômico, porque vai trabalhar para o agricultor e se paga, normalmente, em seis anos”, explica o extensionista.

Atualmente existe a possibilidade de financiamento em até 12 anos, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Eco, que é destinado para investimentos em técnicas que diminuam o impacto pela atividade rural ao meio ambiente. “Para acessar o programa o agricultor precisa da elaboração do projeto técnico por uma empresa competente e na sequencia a Emater faz o projeto de crédito”, finaliza Kraemer.

A parcela temática destinada a energia fotovoltaica é uma parceria da Emater/RS-Ascar com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e a Desenvolt Energia Sustentável e pode ser visitada durante a 38ª Expointer, que acontece até o próximo domingo (06/09), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.