CI

Família investe em irrigação para aumentar produção

A irrigação deve começar nas plantações de soja e milho


A família Zappe, de Horizontina, cultiva uma forte ligação com a agricultura no oeste gaúcho. Ademar Zappe trabalha há 50 anos em sua propriedade no município de Horizontina e lembra que a falta de água tem sido um problema crônico, que causou a frustração de muitas safras. “A safra 2004/2005 foi uma das piores, com uma forte estiagem em uma situação de preços baixos e neste ano a falta de chuvas também afetou toda a região, com perdas significativas”, afirma Ademar, que visitou o estande da John Deere na Expointer 2012, em Esteio, com a esposa Cleusa Maria e os filhos Tatiana e Geovani.


Diante da preocupação constante com a irregularidade das chuvas, o produtor resolveu enfrentar o problema com técnica avançada. Ademar Zappe decidiu investir em irrigação, utilizando a tecnologia de gotejamento da John Deere Water. A família vai iniciar a instalação do sistema em 28 hectares dos 65 hectares da propriedade. No próximo ano, deve instalar o sistema no restante da área.

A irrigação deve começar nas plantações de soja e milho. A expectativa de Ademar Zappe é de que a irrigação possa aumentar a produtividade na lavoura de milho de cerca de 150 sacas por hectare para no mínimo 250 sacas na mesma área. A intenção é também diversificar a produção aproveitando o ganho de rendimento garantido pela irrigação.

A instalação do projeto de irrigação já está em andamento na propriedade da família Zappe. A parte civil das obras deve ser preparada nos próximos meses para que a primeira safra da área irrigada por gotejamento comece a ser colhida em dezembro de 2013 ou janeiro de 2014.


A John Deere Water foi criada em 2008 após a aquisição de três empresas internacionais de irrigação. As oportunidades de crescimento não estão apenas nas culturas que tradicionalmente utilizam a técnica, como o café, frutas e hortifrutigranjeiros, mas também em áreas de produção extensiva de cana, grãos e algodão. A tecnologia permite obter duas ou três culturas por ano.

“Diante do aumento da demanda global por alimentos, a John Deere trabalha na busca de tecnologias que permitam aos produtores obter maior produtividade, sustentar o crescimento da agricultura e preservar os recursos naturais. O uso eficiente da água é fundamental para a sustentabilidade na agricultura. A John Deere está focada na preservação dos recursos hídricos, fornecendo a agricultores soluções inovadoras e eficientes de gestão de água. Assim como busca-se maior produtividade agrícola sem expansão de área, a indústria da irrigação tem desenvolvido tecnologias e projetos para otimizar o uso da água nas lavouras, com melhorias na distribuição e quantidade de água aplicadas”, comenta Anoar Hardt, gerente Comercial da companhia.

A John Deere realiza uma palestra gratuita sobre irrigação por gotejamento nesta sexta-feira, às 10h, em seu estande na Expointer 2012.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.