CI

Fazenda Brasil prioriza sistema de integração

Nesta última matéria da nossa série especial sobre as fazendas vencedoras do prêmio, vamos conhecer um pouco mais sobre a Brasil

Localizada no Vale do Araguaia de Mato Grosso, a fazenda Brasil do grupo Agropecuária Fazenda Brasil é uma das sete propriedades rurais mato-grossenses consideradas destaque em adoção de sistemas integrados de produção pela segunda edição do Prêmio Sistema Famato em Campo.

Nesta última matéria da nossa série especial sobre as fazendas vencedoras do prêmio, vamos conhecer um pouco mais sobre a Brasil.

A fazenda, que foi adquirida em 2006 por um grupo de investidores do Rio de Janeiro, também foi uma das escolhidas para participar de uma Missão Técnica para a Europa que o Sistema Famato realizará este ano.

“É um orgulho e uma honra muito grande para nós sermos escolhidos como referência. Afinal, representamos mais de 200 funcionários do Vale do Araguaia de Mato Grosso. Isso é o  reconhecimento de todo o trabalho, de todo o investimento que os sócios-proprietários fazem e que os funcionários conseguem retribuir com resultado, produzindo mais e melhor e respeitando o meio ambiente”, diz o gerente Handerson Paulo da Cruz.

A fazenda Brasil foi a primeira aquisição do grupo em Mato Grosso. Hoje são cinco filiais, sendo duas destinadas a cria, uma a agricultura com safrinha de Braquiária ruziziensis e outras duas com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Ao todo são mais de 10 mil hectares que interagem entre si.

“Os investimentos na fazenda Brasil  iniciaram em 2007 com pecuária extensiva e no ano safra 2008/2009 a reforma das áreas de pasto degradadas começou a ser feita com arroz. Logo depois inserimos a soja, consolidando desta forma a integração lavoura-pecuária”, conta o gerente.

Nesse mesmo período, o grupo também realizou um trabalho de melhoramento genético do rebanho com a criação de animais Nelore PO e a inserção da rastreabilidade no gado comercial.

Em 2010, o componente floresta passou a integrar o sistema de produção da fazenda Brasil. “Em uma parceria com a Embrapa, implantamos a ILPF com mudas de eucalipto, mogno, pinho, acácias e teca. No mesmo ano adquirimos pivôs de irrigação, o que proporcionou a produção de pasto irrigado e uma terceira safra de feijão e silagem de capins.  Em 2013/14 iniciamos o plantio de seringueiras e de algodão”.

Hoje a agricultura do grupo conta com soja transgênica e convencional, milho, algodão, feijão e silagem de capim. “O milho e a silagem de capim utilizamos na alimentação dos animais”, explica Cruz.

A pecuária tem o ciclo completo com terminação em confinamento e a utilização dos dejetos nos  pastos da agricultura. Existe também a venda de tourinhos P.O. No componente florestal a seringa é para produção látex, a teca e mogno são destinados para a produção de madeiras para serraria, o eucalipto e acácia são utilizados como lenha dos armazéns, além de proporcionarem o conforto térmico para os animais.

Além da adoção do sistema integrado completo, outro ponto que chama atenção nas propriedades do grupo é a adoção de tecnologias, a gestão dos dados e informações e o planejamento.

“Cada área conta com uma equipe para o gerenciamento das informações. Elas são coletadas diariamente e lançadas semanalmente, para isso contamos com o apoio de softwares de última geração”, afirma o gerente do grupo.

Para os próximos anos, o grupo pretende investir em um projeto de eficiência alimentar e fechar parcerias com produtores de bezerros da região para a realização de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmen de Angus.

Sobre o prêmio – O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato juntamente com o Senar-MT e o Imea. Surgiu em 2015 com o objetivo de identificar no Estado práticas diferenciadas da pecuária. Na segunda edição, em 2016, buscou fazendas que desenvolvem sistemas com integração de culturas diversificadas, englobando produção agrícola, pecuária e floresta.

As sete propriedades de maior destaque receberam o troféu Sistema Famato em Campo. Dessas, as três mais pontuadas foram selecionadas para participarem de uma Missão Técnica na Europa em 2017.

Veja as matérias especiais sobre as outras fazendas:

Fazenda Morena é referência em culturas diversificadas

http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237241

Fazenda Seis Amigos é reconhecida pela interação de sistemas

http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237255

Propriedade de pecuária leiteira é um dos destaques do Prêmio Sistema Famato em Campo

http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237268

Fazenda Lagoa Dourada de Poconé investe em integração lavoura-pecuária

http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237291

Propriedades de Nova Canaã do Norte são reconhecidas pelo Prêmio Sistema Famato em Campo

http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237300

Propriedade rural de Vera é referência na criação de suínos

http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237312

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.