CI

Governo planeja providências para a segunda safra

Prevenção de problemas operacionais nos portos será uma das medidas adotadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial


Prevenção de problemas operacionais nos portos será uma das medidas adotadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra, em reunião nesta quinta-feira (31), expôs medidas de preparação para a segunda safra e de movimentação das exportações de açúcar. A reunião ocorreu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contou com participação de representantes do Ministério dos Transportes (MT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Secretaria Especial de Portos (SEP) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O grupo também avaliou os resultados do escoamento da primeira safra agrícola de verão.


Ao longo da reunião foram apresentados os índices do monitoramento de janeiro a junho de 2013 comparando com o mesmo período de 2014 que indicam um aumento nos quantitativos de escoamento de soja e farelo que foram exportados praticamente em todos os portos. Em 2013 o escoamento foi de 82 milhões de toneladas, e em 2014 foram 87 milhões de toneladas de soja e farelo.

Outro aspecto discutido foram três medidas que vão ser tomadas a curto e médio prazo para a segunda safra e movimentação das exportações de açúcar. A primeira providência será a formação de pequenos grupos que possam identificar e prever os possíveis problemas operacionais para o escoamento da safra nos portos em geral.


A segunda medida será avaliar o funcionamento do projeto desenvolvido no porto de Santos para escoamento do açúcar chamado Portolog (Cadeia Logística Portuária Inteligente), fiscalizado pela ANTT com auxílio de radares e câmeras especiais, e que possa ser utilizado futuramente. De acordo com o secretário executivo do Mapa, José Gerado Fontelles, “essa medida já será estratégica para o escoamento da próxima safra de soja e milho”.

Já o terceiro passo será a formação de um grupo técnico após a previsão da safra pela Conab para indicação das providências a serem tomadas para os portos do Arco Norte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.