CI

Granizo: 8 mil lavouras foram atingidas na última semana no RS

Na atual safra já foram atingidas 11.100 lavouras nos três estados


De 12 a 19 de outubro, o granizo castigou os fumicultores dos três Estados do Sul do Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, o número chega a seis mil lavouras, com destaque para a região Sul, onde a microrregião Camaquã teve 1.600 lavouras com prejuízos; microrregião de Santa Cruz do Sul, com mil lavouras e Sobradinho e Arroio do Tigre, em torno de 1.100 lavouras.

O estado de Santa Catarina teve 1.500 lavouras atingidas, a principal, a microrregião de Rio do Sul, com 1.200 lavouras. No Paraná, com 1.100 lavouras atingidas, as maiores incidências foram na microrregião de Rio Negro, 600, e na de Irati e Imbituva, com 450 lavouras.

Segundo dados do Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na atual safra já foram atingidas 11.100 lavouras nos três estados. Na safra passada, no mesmo período, o número foi de 3.900 lavouras. “Nos dias 12 e 13 de outubro, houveram três mil lavouras atingidas. Se durante esta semana não tivéssemos chuva a semana toda, teríamos pendente para atendimento, apenas os atingidos no dia 18 e 19, que são os cerca de 6 mil atingidos”, explica o presidente da entidade, Benício Albano Werner.

Werner revela que a equipe de campo da entidade conta com 120 colaboradores e todos, inclusive coordenadores e inspetores, estão nas lavouras atingidas, fazendo as avaliações dos prejuízos. Esta equipe tem, em média, condições de atender cerca de 600 produtores por dia. “Com esse acúmulo de produtores atingidos somente numa semana, pedimos a compreensão dos associados, pois, empenharemos esforços para que todos sejam atendidos o mais breve possível”.

O dirigente ainda orienta os associados que precisam colher o tabaco das lavouras atingidas, que deixem as vergas amostras, conforme as orientações que constam no verso do pedido de inscrição no Sistema Mútuo da Afubra. “Ocorrências acumuladas como essas como temos tido nesta última semana jamais tivemos nos 60 anos da Afubra”, finaliza Benício.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.