CI

Há 20 dias do início da safra de soja Mato Grosso tem 18% dos insumos para comprar

Projeção para o próximo ciclo é uma produção de 29,067 mi de toneladas


A projeção para o próximo ciclo, que começa dia 15 de setembro, é uma produção de 29,067 milhões de toneladas.

Há 20 dias do início da semeadura da safra 2015/2016 de soja Mato Grosso ainda tem 18% dos insumos para serem comprados. O adubo é o principal item, segundo produtores. O atraso na liberação de crédito é o principal motivo para a safra iniciar com a “falta de insumos”, o que pode ocasionar em redução na produtividade. A projeção para o próximo ciclo, que começa dia 15 de setembro, é uma produção de 29,067 milhões de toneladas.

Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que em julho a aquisição dos insumos para a safra 2015/2016 de soja atingiu 82%. Em julho de 2014 os produtores do estado já haviam adquirido 93% para o ciclo 2014/2015.

“Há 20 dias da safra começar ainda temos 18% dos insumos para comprar e 40% para ser pago”, revela Adolfo Petry, coordenador da Comissão de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

O atraso na liberação de créditos por parte do governo federal é o principal motivo para ainda restarem insumos para serem adquiridos. O Plano Safra 2015/2016 foi anunciado em 02 de junho, enquanto o Plano Safra 2014/2015 havia sido em 19 de maio. Na época do anuncio um estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelava que o atraso na liberação do Plano Safra provocaria um aumento de R$ 1 bilhão no custo total da safra de soja. Contudo, o desembolso tende a ser maior em decorrência a taxa cambial em alta.

“Os atrasos por parte do governo federal decorreram aos cortes no início do ano, o que levou os agentes financeiros a terem poucos recursos para conceder no primeiro semestre. O crédito está escasso e restrito. O sistema financeiro aumentou as garantias exigidas dos produtores, alguns estão pedido a propriedade rural como garantia”, comenta Adolfo Petry.

O coordenador da Comissão de Política Agrícola comentou, ainda, os “bancos estão vindo com os mesmos recursos da safra 2014/2015, porém outras partes (agentes financiadores) estão diminuindo, como é o caso das revendas, o que leva a sensação de falta de recursos”.

Mato Grosso deverá semear na safra 2015/2016 9,203 milhões de hectares, um aumento de 2,06% em relação à safra anterior. Em termos de produtividade são esperadas 52,64 sacas por hectare.

Adolfo Petry não acredita em recuo da área diante a demora para aquisição de insumos. “É prematuro falar em redução da área por conta disso, mas haverá impacto na produtividade, pois ou se atrasa o plantio ou se planta com parte do adubo”.

O adubo é o principal item que falta para ser comprado pelos produtores de soja em Mato Grosso, conforme o produtor em Nova Mutum Alessandro Uggeri. “De modo geral o adubo é o que falta para ser fechada a compra. É o que ouço em conversas com os produtores”.

Alessandro Uggeri explica que o adubo é importante para a fertilidade do solo, proporcionando assim boa produtividade.

MT Agora - Olhar Direto

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.