CI

Helicoverpa: Aprosoja Piauí pede renovação de emergência fitossanitária

Estiagem vai gerar perdas de 15% a 30% nas lavouras da oleaginosa


Em função da infestação de Helicoverpa armigera, a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja PI) solicitou a renovação do status de emergência sanitária naquele estado. Caso o Ministério da Agricultura aprove a medida, os produtores poderão utilizar usar emergencialmente produtos como o benzoato de emamectina.

De acordo com o diretor da Comissão de Sustentabilidade da entidade, Emiliano Mellis, a estiagem vai gerar perdas de 15% a 30% nas lavouras da oleaginosa, sendo que em algumas áreas pode chegar a 70%. O dirigente conta que entre 31 de dezembro e 5 de janeiro as chuvas foram fracas, esparsas e irregulares.

Mellis conta que além da Helicoverpa, também a “falsa medideira” e a “lagarta da soja” estão aumentando a população. Segundo ele, a infestação ainda não está em níveis críticos, “ou seja, ainda é possível fazer o controle, desde que volte a regularidade das chuvas”. 

Ele menciona ainda a lagarta elasmo, que ataca principalmente em áreas novas e mais arenosas: “O controle desta praga é muito difícil, as chuvas são o melhor remédio para ela. Existem áreas com mortalidade de 70% de plantas”, lamentou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.