CI

Irga com Programação Intensa na 37ª Expointer

37ª Expointer 2014


O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está com programação intensa durante a 37ª Expointer, que abre oficialmente os portões do parque de exposições Assis Brasil, no sábado, dia 30 de agosto, às 9h. Já na sexta-feira, o Instituto apoia o evento de Abertura do Plantio do Arroz – safra 2014/2015, promovido pela Federarroz, no auditório da Farsul, a partir das 12h45min, no parque de Esteio. No domingo, dia 31 de agosto, às 14h, durante entrevista coletiva, no auditório central de Imprensa, o Irga divulga a previsão da área de plantio à próxima safra.

Na segunda-feira, dia 1º de setembro, o Instituto apóia o Dia do Arroz, Fórum Canal Rural realizado na Casa da RBS e composto, por debates que são transmitidos ao vivo.

 As atividades iniciam às 9h com Rice Break, preparado pela nutricionista do Instituto, Cleusa Amaral. O presidente da autarquia Claudio Pereira participa do debate "A Crise do Arroz foi Debelada?", ao lado dos presidentes do Sindicato da Indústria do Arroz no Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), Elton Doeler,  e da Federarroz, Henrique Dornelles. No 2º bloco do Fórum, o Irga estará presente através do seu diretor técnico, Rui Ragagnin, no debate "Reconversão Tecnológica", juntamente com o  diretor executivo do Serviço de Inteligência em Agronegócios, Davi Teixeira, e o professor e pesquisador da UFRGS, Ibanor Anghinoni.

Ao meio-dia, será oferecida paella campeira preparada pela Equipe de Gastronomia do Instituto. O 3º e último bloco, em que será abordada "Segurança dos Alimentos, Futuro da Lavoura", o Irga será representado pelo coordenador da Câmara Setorial do Arroz no RS, César Marques, que atua como debatedor ao lado de representantes da Asociación Cultivadores de Arroz (ACA), do Uruguai, Brazilian Rice, Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap) e o consultor da Regenerative Agri-Culture, Renatto Barbieri.

No dia 2 de setembro, às 11h, na Casa do Irga, serão lançadas três novas cultivares de arroz, a Irga 429, Irga 430 e, Irga 424 RI. Durante o lançamento, além de folderes com as características das variedades, estarão disponíveis amostras com arroz em casca e descascado aos interessados para testar o cozimento em casa.

Outro apoio importante do Irga durante a Expointer é o Fórum Temático Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul – Estratégias para o Escoamento da Produção Agropecuária , realizado pelo jornal Correio do Povo, na quinta-feira, dia 4 de setembro, a partir das 9h30min, no auditório da Administração do Parque Assis Brasil, e com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que irá apresentar durante painel, as Ações do Ministério dos Transportes no Estado.

Serão tratados ainda, a Infraestrutura e Logística do Estado, que terá como painelista o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues e como mediador, o secretário da Agricultura, pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze. O painel Logística do Porto de Rio Grande terá a participação do presidente do Irga, Claudio Pereira, como mediador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.