CI

Irrigação é o grande destaque na Expoagro 2015

Com seca, demonstrações atraem grande atenção do público



Em tempos de estiagem, a irrigação se destaca entre todas as ferramentas que ajudam a assegurar a produtividade agrícola. É grande a audiência do público às demonstrações que estão sendo realizadas na Expoagro Argentina 2015, a qual o Portal Agrolink acompanha na localidade de Ramallo, próxima à Rosario (Província de Córdoba).

Ainda que a atividade agrícola esteja baseada na produção em condições de sequeiro, cada vez existe mais interesse por assegurar as colheitas com equipamentos que permitem aplicar irrigação suplementar aos cultivos. Foi o que ficou provado nas demonstrações dinâmicas dos equipamentos de irrigação disponibilizados na Feira.

A empresa Pampa Riego apresentou o Pampa G2, um equipamento de irrigação constituído por um pivô de quatro seções e uma longitude total de 240 metros, com um caudal de 180 metros cúbicos. Outro equipamento que participou foi o pivô central de T-L Irrigation Systems, com duas seções que alcançam 112 metros de longitude total e caudal de 40 metros cúbicos por hora, o que requer uma pressão de 1,5 quilos por centímetro quadrado.

Irri-ar SA expôs aos produtores o modelo 9500 P, um pivô Lindsay Zimmatic que, segundo afirmaram os técnicos da empresa, está projetado e fabricado integralmente com origem norte-americana, que traz um rendimento superior durante um largo período de tempo. Este equipamento consta em uma seção com uma longitude total de 210 metros, um caudal de 80 metros cúbicos e requer uma pressão de 2,5 bares.

Além disso, a Irri-ar SA apresentou o equipamento auto-enrolável Irriland Compakta 90-350 que possui 350 metros de tubos, com um alcance efetivo do desfiladeiro de 40 metros, o que permite regar 2,8 hectares de uma só vez. É um equipamento ideal para lotes médios e pequenos com aptitudes de irrigação intensiva, versatilidade para aproveitamento de 100% da superfície e possibilidade de traslado de um campo a outro. 

Diz a empresa que 100% da estrutura é de aço galvanizado por imersão, o que confere uma grande durabilidade. A caixa de seis velocidades e o acelerador com by-pass independente permitem regular com grande precisão a lâmina que deseja aplicar com grande uniformidade em todo o processo. Outra de suas características é um torreão giratório de 360°e o canhão de bonde com regulação de largura e altura. Ademais, o modelo Compakta tem outras versões de tubos longos de até 450 metros e diâmetros de 120 milímetros para caudais de até 120 m3/hora.

Mas sem dúvida que uma das tecnologias que mais chama a atenção, e que pertence a empresa Irri-Ar, é o FieldNET (manejo de irrigação sem fio). Esse sistema proporciona opções para controlar todos os sistemas de irrigação, bombas e sensores. Em qualquer momento do ciclo do cultivo, os produtores podem ver a operação de todos os sistemas e controlá-los desde qualquer lugar, com um sistema portátil, com tablet ou smartphone. Além disso, o sistema abastece alertas em tempo real, conta com a possibilidade de monitorar e registrar toda a operação, desde o consumo de água até precipitações e umidade, o que se traduz em menos tempo no campo, menor gasto de recursos valiosos e maior nas operações.

Nas dinâmicas de irrigação por gotejamento da Expoagro também não faltou a irrigação por gotejamento, que foi apresentada por Alejandro Pannunzio SA, através de um equipamento com tubos aquatraxx (de origem americana), um caudal de 13 metros cúbicos e uma pressão requerida de 2,5 atmosferas. O equipamento, que se adapta a qualquer forma de lote e não tem perdas por evaporação, aproveita 100% da área de cultivo regando esquinas e todas as zonas de um lote irregular. "É um sistema que dá maior produtividade na água de irrigação, o menor custo por milímetro aplicado e que requer menos pressão de funcionamento", assinalaram os expositores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.