CI

Leilão de Pepro comercializa quase 90% da oferta

Do total de 1,05 milhão de toneladas foram leiloados 808 mil toneladas de milho em Mato Grosso


Do total de 1,05 milhão de toneladas foram leiloados 808 mil toneladas de milho em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ofertou nesta quarta-feira (20) 1,05 milhão de toneladas de milho para garantir o preço mínimo aos produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Foram comercializadas 898 mil toneladas correspondentes a 85,5% da oferta. O leilão de Pepro (Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural) de milho safra 2013/2014 foi realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).



Em Mato Grosso o interesse foi de 90% do volume oferecido ( 808 mil toneladas). Já em Mato Grosso do Sul a procura foi um pouco menor, com interesse de 20% ou 15 mil toneladas. Em Goiás foi comercializada toda a oferta de 75 mil toneladas do grão. O deságio médio no valor do prêmio em Mato Grosso foi de 19,7%, em Goiás, de 28,5% e em Mato Grosso do Sul não houve deságio. O deságio é a redução de preço ocorrido no leilão em virtude da demanda maior que a oferta.

O valor total do prêmio a ser pago aos produtores rurais ou cooperativas arrematantes que comprovarem o escoamento do produto para os locais indicados no edital será de mais de R$ 29,1 milhões. O arrematante, produtor rural ou cooperativa, só não pode escoar o produto para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com exceção dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais. O produto também não pode escoar para Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia e Tocantins.

“O resultado deste leilão mostra o empenho do Ministério da Agricultura na garantia do preço mínimo ao produtor neste cenário de queda de preços, motivada pela forte redução das cotações no mercado externo “, afirma o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo.

O próximo pregão está previsto para semana que vem. O governo federal tem programação de realizar leilões de Pepro para 10 milhões de toneladas para apoiar avicultores, suinocultores, bovinocultores e suas cooperativas, indústria de ração para avicultura e bovinocultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.