CI

Logística, Problema nos EUA

Americanos enfrentam dificuldades no escoamento de safra



Não há atualmente capacidade para transportar  safra para o mercado a fala é do presidente de uma importante cooperativa americana 

O problema de armazenagem e escoamento de safra no Brasil e a falta de investimentos em logística faz o produtor perder dinheiro. O Brasil sofre com a ineficiência logística. A crise dos portos resultou em cancelamentos de pedidos e, consequentemente, perda de competitividade. Andre Rorato da Lstractor, explica que  falta de infraestrutura nos portos e estradas causou um prejuízo de US$ 23 bilhões, reflexo da falta de investimento que é de apenas 0,42% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O apagão dos portos provocou cancelamento de carregamentos que abalam a competitividade no fornecimento de alimentos e, principalmente, a credibilidade junto aos importadores, conclui Rafael Bouwman, que representa a empresa alemã Krone no Brasil.

Agora a noticia é que os americanos também estão com dificuldades de escoar a produção. A rede de transporte dos Estados Unidos é inadequada para lidar com grandes safras como a esperada para esta temporada, criando um papel crítico para as operações de estocagem, disse o presidente da importante cooperativa agrícola CHS.Os produtores, que já enfrentaram dificuldades com a restrita oferta de vagões para entrega de fertilizantes na primavera, precisão colocar parte de suas grandes safras de milho e soja em armazéns devido à contínua competição com o petróleo por espaço nas ferrovias das planícies ao norte dos EUA, disse o presidente-executivo da CHS, Carl Casale, em entrevista.

Depois que o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA), em relatório mensal na terça-feira, projetou a colheita de milho em recorde de 14,032 bilhões de bushels e uma safra de soja também em recorde de 3,82 bilhões de bushels.

Muitos analistas esperam que o governo aumente as estimativas de produção nos próximos meses devido ao clima favorável. Em resposta aos desafios nas ferrovias e no rio, tradings de grãos estão aumentando a dependência por caminhões para escoar grãos, disse Casale.

Além dos problemas de transporte, a queda nos preços de grãos está levando os produtores a fazerem planos para estocar a safra. Os preços do milho caíram 13 por cento este ano e 24 por cento ante um ano atrás, para cerca de 3,65 dólares por bushel na bolsa de Chicago (CBOT).

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.