CI

Mapa adere ao Processo Eletrônico Nacional

Secretária executiva assinou acordo de cooperação


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aderiu nesta quinta-feira (26) ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). Ao assinar o acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a pasta se juntou oficialmente a um grupo de 57 órgãos em fase de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e vai utilizar o sistema para tramitar digitalmente os seus documentos até o dia 18 de janeiro de 2016.

“O acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento é um marco na história da gestão da ministra Kátia Abreu. Ela colocou como premissa trabalhar o processo de modernização e transparência na gestão do Mapa”, destacou a secretária executiva, Maria Emília Jaber.

Se o ministério tivesse contratado uma empresa para implementar o sistema, pagaria R$ 6 milhões de reais, de acordo com estimativa do MPOG. “A parceria possibilitou essa grande economia para o Mapa, que está tendo custo zero com a implantação do PEN.  Tenho certeza que o apoio do Ministério do Planejamento trará uma nova cultura para o setor público”, completou Jaber.
 

O uso do SEI já gerou uma economia de 46% nos contratos de papel, outsourcing (tercerização de processos), material de escritório e serviço de postagem do MPOG, dos ministérios da Justiça, Comunicações e também do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Os números comprovam o quanto o SEI já revolucionou a gestão pública. Além da redução de R$ 2,2 milhões aos cofres públicos, o uso da solução diminuiu, em média, a tramitação dos documentos de 77 dias para 31 no Ministério do Planejamento”, disse Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação. “Outra revolução do SEI será o trabalho colaborativo dos órgãos para evoluir a ferramenta. Cada órgão poderá dar a sua contribuição para deixar o sistema mais robusto e beneficiar outras entidades”, explicou Heckert.

Mais de 120 órgãos já manifestaram o interesse em aderir ao PEN. Destes, 18 já utilizam plenamente a ferramenta no andamento de seus processos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.