CI

Mapa capacita 100% dos servidores do edifício-sede no combate ao Aedes aegypti

Vistoria nas instalações do prédio será permanente ao longo de todo o ano


Ao todo 1516 servidores e 300 terceirizados foram capacitados para prevenção ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da zika, dengue e chikungunya – no edifício-sede e no prédio anexo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isso representa 100% do público interno do Mapa na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A capacitação foi feita durante os meses de fevereiro, março e abril por meio de palestras, material informativo e questionários interativos, além de visitas feitas nos locais de trabalho dos servidores do ministério.

A maioria das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) também está promovendo a campanha de prevenção e combate ao Aedes aegypti. Desde fevereiro deste ano, a ministra Kátia Abreu e a secretaria-executiva do Mapa, Mila Jaber, têm feito ações de mobilização, inclusive em outros estados do país, como Tocantins e Goiás.

“Agora, precisamos que todos os colaboradores espalhados pelo Brasil estejam capacitados nas SFAS. A vistoria nas instalações das unidades do Mapa e na sede será permanente ao longo de todo o ano. Não podemos dar trégua ao mosquito”, disse Mila.

Os primeiros resultados foram alcançados pela união de diferentes áreas do Mapa, que se empenharam na campanha. A Divisão de Promoção da Saúde (DSAU), por exemplo, apoiou a enfermeira Luana Alves a fazer um curso específico sobre as doenças para poder transmitir conhecimento aos terceirizados do Mapa. 

A terceirizada do serviço de limpeza Marenilde Barbosa aprovou a palestra. “Levei o aprendizado daqui para a minha casa. Hoje, estou mais atenta com a água que acumula nas plantas.”

A Assessoria de Comunicação e Eventos (ACE), a Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Pessoas (CGDP) e o Departamento de Gestão Interna (DGI) também colaboraram durante toda a etapa de organização das capacitações e de monitoramento das vistorias. 

Campanha nacional
O governo federal vem desenvolvendo esforços no combate ao Aedes aegypti, convocando o poder público e a população. Segundo dados do Ministério da Saúde, de fevereiro até 2 de abril deste ano foram notificados 91,3 mil dos casos da zika no Brasil; 39.017 casos prováveis de chikugnunya e 802.429 casos prováveis de dengue.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.