CI

Monitoramento agrícola por satélite é debatido na Ucrânia

Participam desses encontros os maiores cientistas do mundo no assunto


A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), Margareth Simões, está desde o dia 10 de outubro em Kiev, na Ucrânia, onde participa de reuniões científicas sobre monitoramento agrícola por satélite, no Conselho Científico da Universidade Técnica Nacional e na Academia Nacional de Ciência. Participam desses encontros os maiores cientistas do mundo no assunto.

A pesquisadora participou do encontro do Experimento Conjunto para Monitoramento e Avaliação de Grãos (JECAM), onde discorreu sobre a participação brasileira, apresentando os métodos aplicados e resultados atingidos nos estudos compreendendo os sites JECAM no Brasil (São Paulo e Tocantins), no âmbito do Projeto Geo ABC, entre outros.

"Minha participação  no JECAM é resultado do esforço de articulação na época em que estava em Montpellier (França), na Maison de Teledetection, por conta da missão no Labex Embrapa na-Europa", revela Margareth. Atualmente, o JECAM foi materializado pelo Projeto GeoABC - Metodologias e Inovações Tecnológicas para o Monitoramento por Satélite da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono em Apoio à Governança do Plano ABC, projeto franco-brasileiro, coordenado pela Embrapa Solos.

Margareth também participou dos encontros do GeoGlam (Monitoramento Global da Agricultura) e do painel ‘Estimulando Inovação para o Monitoramento Global da Agricultura'. Até sua volta, no dia 24 de outubro, ela também participa de reuniões sobre o estado da arte e tratamento de dados do novo satélite Sentinel 2 e o SentinelAgri, especialmente importantes para o monitoramento agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.