CI

MS: agricultores familiares participam de Feira de Sementes e Mudas

Objetivo foi resgatar e valorizar produtos sadios



Uma caravana composta por Agricultores familiares dos Assentamentos 72 de Ladário e São Gabriel, Liderados pelo pesquisador da Embrapa Pantanal Aurélio Vinicius Borsato, juntamente com bolsistas da Embrapa Pantanal participaram, no último final de semana, da Décima Edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos de Juti, MS. Com o tema "Cuide da Mãe-Terra que gera a vida!", evento teve como principal objetivo  "Resgatar e valorizar os produtos sadios -sem agrotóxicos- assim como da própria cultura camponesa. 

Segundo a organização do evento, o objetivo da feira foi de “servir como vitrine alternativa para a produção com sementes crioulas e a defesa de um modelo de agricultura baseado na sustentabilidade, tendo em conta a dimensão social, política, ambiental, cultural, organizativa e econômica." A feira foi uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste/ Dourados –MS, da APOMS-  Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, CPT, Instituto Cerrado Guarani, UFGD e contou com inúmeros parceiros.

Segundo o pesquisador esta foi uma oportunidade para a equipe do Projeto trocar experiências por meio de palestras, prosas e demais atividades oferecidas no evento, tais como Mini cursos, oficinas, etc. “Nossa principal participação foi mesmo por meio de trocas de sementes e mudas de algumas espécies de adubos verdes e plantas medicinais produzidas na Unidade”, explicou o pesquisador. Para a viagem até Juti, Aurélio destacou, a colaboração dos parceiros do projeto: a UFMS, Sebrae e a Agraer, que colaboraram para a articulação logística e o Sebrae que patrocinou viabilizaram o transporte da caravana até o local do evento. 

Rede Agroecológica

Aurélio, juntamente com o pesquisador Alberto Feiden, também da Embrapa Pantanal, fazem parte de um projeto voltado para a agricultura familiar e a integração entre os pequenos produtores, intitulado: MP4 da "Ações para otimização da apropriação do conhecimento e fortalecimento de Redes de Agroecologia no Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas", que será iniciado, que tem como  principal objetivo  ampliar os espaços para que técnicos e agricultores se apropriem de conhecimentos agroecológicos, adaptem e adotem tecnologias agroecológicas desenvolvidas pela pesquisa e avaliadas no meio real em que produzem, aumentando o grau de estabilidade ambiental e econômica de suas unidades produtivas, com a redução da dependência por insumos externos.

O projeto, iniciado em 2012, contempla 5 planos de ação e está sendo desenvolvido em três níveis, sendo um deles mais diretamente ligado a atuação nos assentamentos localizados nos municípios de Corumbá e Ladário, onde é prestado um apoio no processo de transição agroecológica junto aos proprietários de lotes dos assentamentos, para que esses agricultores estejam, em breve, aptos para a produção de alimentos orgânicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.