CI

MT: Maio seguiu seco no Estado castigando grão

Dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 5º Boletim de Monitoramento Agrícola deste ano. O foco desta edição é o monitoramento do milho 2ª safra, em desenvolvimento ou em fase reprodutiva. O Boletim mostra que as chuvas de maio favoreceram o desenvolvimento das lavouras no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Já nas regiões monitoradas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Maranhão praticamente não choveu em maio, o que penalizou parte das lavouras desde o mês de março, em função do déficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento.

Contudo, as possíveis mudanças na previsão de safra estão sendo verificadas em campo e serão divulgadas no dia 9 de junho, no 9º Levantamento da Safra de Grãos.

Os dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses estados, em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.

O Boletim de Monitoramento Agrícola avalia as condições atuais das lavouras, com base em dados de satélite, em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques da Companhia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.