CI

Municípios de Mato Grosso tem situação de emergência por seca homologada por Taques

No Estado são 26 municípios afetados "gravemente" pelo déficit hídrico


No Estado são 26 municípios afetados "gravemente" pelo déficit hídrico

Mais dois municípios tiveram decreto de "Situação de Emergência" em decorrência à seca na última safra homologados pelo Governo de Mato Grosso. Os decretos constam no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta segunda-feira, 26 de setembro. No Estado são 26 municípios afetados "gravemente" pelo déficit hídrico, dos quais seis com situação de emergência homologada pelo governador Pedro Taques.

Tiveram situação de emergência homologada, segundo o Diário Oficial do Estado, os municípios de Nova Xavantina e Canabrava do Norte. No início de setembro, o Governo de Mato Grosso havia homologado decreto para os municípios de Água Boa, Cláudia, Novo São Joaquim e Querência. Segundo o Diário Oficial do Estado, as homologações constam nos decretos nº 705 (Canabrava do Norte) e nº 706 (Nova Xavantina).

Os decretos, assinados pelo governador Pedro Taques, possuem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogados para mais 90 dias. Na última semana a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 175 reconhecendo situação de emergência nos municípios de Água Boa, Cláudia e Querência. No Estado o stress hídrico provocou cerca de 9 milhões de toneladas de perdas somente entre a soja e o milho. Culturas como feijão e algodão também tiveram quebras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.