CI

Nelore JOP apresenta animais Nelore importados da Índia

Evento atraiu mais de 100 pecuaristas



O Projeto Nelore JOP comemorou os dez anos de investimentos na importação de genética Nelore da Índia com um dia de campo para apresentação ao mercado de animais nascidos no Brasil. O evento ocorreu no dia 20 de julho de 2014, na Estância Cachoeirinha, em Guararapes (SP), e atraiu mais de 100 pecuaristas, empresários, técnicos, consultores e demais interessados de várias partes do país.

Foram apresentados grupos de machos e fêmeas (touros jovens, novilhas prenhes e bezerros) nascidos entre abril de 2012 e maio de 2014, filhos de reprodutores e matrizes que demonstram características importantes e desejáveis para a pecuária atual, como rusticidade, equilíbrio, precocidade sexual, caracterização racial e conformação de carcaça.
“A primeira geração dos animais nascidos no Brasil mostra uma clara caracterização de rusticidade e fertilidade do gado”, ressalta Pedro Gustavo Novis, diretor da Fazenda Guadalupe. “Temos muita confiança na contribuição dessa genética para o aumento da produtividade da pecuária brasileira”, acrescenta Carlos Mestriner, titular da Agropecuária Ônix.

“A genética zebuína importada da Índia pelo Nelore JOP representa ganhos de indiscutível valor produtivo e reprodutivo para toda a pecuária brasileira, na medida em que agrega fantástica rusticidade, atrelada a conceitos modernos, como fertilidade e precocidade”, diz Angelo Prata Tibery, um dos responsáveis pela seleção dos animais na Índia. 

“A característica que mais me chama a atenção é o equilíbrio dos animais”, ressalta o criador Adir do Carmo Leonel, presente do dia de campo do Nelore JOP. “A natureza fez a sua parte para conceber animais rústicos e produtivos, que sobrevivem na Índia a temperaturas próximas a 50oC”, complementa. “Temos convicção de que estes animais contribuirão para produzir os animais precoces e com bom acabamento que o mercado deseja”, aponta José Roberto Colli, proprietário do Nelore Zeus.

“A heterose proporcionada por esses animais será muito importante para aumento dos ganhos de eficiência da pecuária brasileira. Nossa expectativa é das melhores, tendo em vista os resultados preliminares já vistos nos animais nascidos”, assinala Gilson Katayama, proprietário da Katayama Pecuária.

O Nelore JOP contabiliza 250 animais nascidos no Brasil a partir da importação de embriões da Índia. No total, o projeto envolve 1.500 embriões, sendo que cerca de 800 ainda estão para chegar ao país. A seleção genética envolveu 35 fêmeas e 7 touros da Índia.

“Os parceiros do projeto já utilizaram sêmen dos reprodutores oriundos da importação dos embriões do Nelore JOP em seus rebanhos de fêmeas. Os nascimentos ocorrerão a partir de setembro. O passo seguinte é realizar avaliação de peso ao nascer, à desmama e ao sobreano, objetivando disseminar essa genética de maneira consciente e organizada”, informa José Carlos Prata Cunha, da Fazenda Fortaleza.

O Nelore JOP tem apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e segue todos os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).

O projeto é composto pelos seguintes grupos pecuários: Fazenda Guadalupe (Pedro Novis), Fazenda Fortaleza (José Carlos Prata Cunha), Katayama Pecuária (Gilson Katayama), Fazenda Vista Alegre (família de Orestes Prata Tibery Jr.), Agropecuária Ônix (Carlos Mestriner) e Nelore Zeus (José Roberto Colli).

Mais informações sobre o Projeto Nelore JOP podem ser obtidas com Thiago Trevisi pelos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone (34) 9243-1515.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.