CI

Palestras e seminários são destaques na programação de Minas

Atividades objetivam conscientizar população sobre a importância desses produtos na alimentação


Desde segunda-feira (25.05) até sábado (30), Minas Gerais recebe a Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO). Durante esses seis dias, haverá um trabalho de sensibilização da população sobre os produtos orgânicos.

Em Sete Lagoas, haverá cursos sobre controle biológico e manejo florestal nesta segunda-feira. Também hoje, serão promovidas oficinas e visita ao jardim de hortaliças orgânicas, no Jardim Botânico de Belo Horizonte. Em Uberlândia, das 17h às 22h, haverá uma feira orgânica na Granja Marileusa, com distribuição de cartilhas sobre alimentação saudável.

Já nesta terça (26), também em Sete Lagoas, a programação prevê vários cursos sobre temas diversos, como hortaliças, controle biológico, serviços ambientais e riscos climáticos. Em Uberlândia, das 16h às 18h, haverá um café para discutir a produção orgânica e a merenda escolar.

Na quarta (27) e na quinta (28), haverá oficinas em escolas e exposições de plantio em materiais recicláveis, no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte. No dia 27, em Uberlândia, haverá uma feira de orgânicos na loja Mundo Verde. No dia 28, em Monte Carmelo, acontecerá um evento acadêmico para alunos de Biologia e Agronomia com abordagem sobre os produtos e exibição do documentário “O veneno está na mesa II”.

Na sexta, haverá palestras, seminários e oficina de hortaliças na capital Belo Horizonte e em Sete Lagoas. Também na sexta (29) e no sábado (30), acontecerá a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Uberlândia, com a participação do Núcleo de Estudos em Agroecologia de Uberlândia.

Iniciativa

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento é organizado todos os anos para oferecer informações aos consumidores sobre produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

A semana conta com diversos parceiros, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Produção (BFN).

Hoje, a área de orgânicos no Brasil é de cerca de 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção. A programação completa está disponível em www.agricultura.gov.br/organicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.