CI

Parceria com produtores aumenta plantio de milho no Alto Acre

Área de milho na região deve superar três mil hectares


Raimundo do Nascimento tem 70 anos de idade. Morador da zona rural de Brasileia, vive há 40 anos no mesmo pedaço de terra. O agricultor, que impressiona pela vitalidade depois de tantos anos de trabalho duro, ainda tem disposição para tirar da terra o sustento da família.

Um dos sonhos de Nascimento era produzir milho. O principal empecilho sempre foi a falta de máquinas para mecanização das áreas de terra. Com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap), Raimundo e vários outros agricultores da região estão tendo condições de aumentar a produção.

Na propriedade de Nascimento, 22 hectares foram mecanizados e já começam, com o auxílio de uma plantadeira, a receber as sementes do milho. “Agora a gente tem as máquinas. Minha terra está toda mecanizada e já vou começar a plantar. Se tudo der certo, ano que vem quero aumentar minha produção de milho para 34 hectares”, estima o agricultor.

Outro produtor que, em parceria com a Seap, está animado para a produção de milho da próxima safra é Delsivan Saraiva, de Epitaciolândia. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria. Imagine trabalhar uma área de 54 hectares sem um trator. A terra já foi mecanizada, vamos começar a plantar e esperamos uma grande safra de milho”, diz Saraiva.

Área de milho na região deve superar três mil hectares
A região do Alto Acre tem se tornado uma das principais produtoras de milho do estado. Somente a Seap possui um cadastro de 105 agricultores que desejam receber investimentos em parceria na área do plantio de milho.

“Mesmo não sendo possível atingir todos os produtores, nossa expectativa é muito boa. Tem muita gente disposta a plantar milho, e nós, dentro das possibilidades, estamos ajudando a todos”, afirma Hilde Amorim, gerente da Seap no Alto Acre.

Além dos produtores familiares que estão plantando com o apoio do governo, os de grande porte também possuem o próprio maquinário e plantam por conta própria. Somando todos, a expectativa é se que a área plantada de milho seja superior a três mil hectares na região. “Esse é o caminho para que cresçamos ainda mais na produção agrícola. Com o apoio da iniciativa privada, vamos tornar o Acre um grande produtor de grãos”, destaca José Carlos Reis, titular da Seap.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.