CI

Pesquisa desenvolvida no Fundecitrus é premiada na China

A pesquisa de doutorado de Juan Camilo Cifuentes Arenas, orientada pelo pesquisador do Fundecitrus Silvio Lopes, foi premiada na Conferência da Organização Internacional de Virologistas de Citros.


A pesquisa de doutorado de Juan Camilo Cifuentes Arenas, orientada pelo pesquisador do Fundecitrus Silvio Lopes, foi premiada na Conferência da Organização Internacional de Virologistas de Citros (IOCV), realizada de 10 a 15 de abril, em Chongqing, na China.

O estudo que avalia o desenvolvimento de brotos em citros e a influência de cada estágio de crescimento na multiplicação da população de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do HLB (greening), foi escolhido entre as cinco melhores pesquisas de doutorado inscritas na conferência.

Juan Arena é natural da Colômbia e aluno de doutorado da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp), mas desde 2014, desenvolve sua pesquisa no Fundecitrus, com orientação do pesquisador da instituição.

Os primeiros resultados do estudo apontam que a multiplicação da população de psilídeo é maior em brotos mais jovens. "O intuito é que ao final do estudo consigamos desenvolver um modelo matemático que permita quantificar as brotações do pomar, classificá-las de acordo com a fase de desenvolvimento e estimar a influência de cada uma na multiplicação do inseto", diz Arenas.

De acordo com Silvio Lopes, esses resultados dão norte para que seja feito um controle mais eficaz do psilídeo. "Há tempos estamos investindo esforços em compreender melhor o desenvolvimento das brotações, pois essa é a parte da planta preferida do psilídeo para se alimentar, e a própria bactéria do HLB também penetra mais facilmente nos brotos", afirma o pesquisador.

Outros dois estudos desenvolvidos pelo Fundecitrus foram apresentados no evento. Silvio Lopes falou sobre a pesquisa que avalia o efeito da temperatura na multiplicação da bactéria causadora do HLB. E o pesquisador Nelson Arno Wulff fez apresentação sobre a detecção de um novo fitoplasma em amostras de laranja doce.

Também estiveram presentes na conferência pesquisadores de outros países, entre eles Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Turquia e Austrália.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.