CI

Pesquisadores destacam a importância econômica do feijão

Sustentabilidade da cultura é foco do 11º Conafe


Sustentabilidade da cultura é foco do 11º Conafe, que teve início na manhã dessa terça-feira, em Londrina

Uma atenta plateia, formada por pesquisadores, técnicos, profissionais da extensão e estudantes, participou das atividades de abertura do 11º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe), na manhã dessa terça-feira (22), no Centro de Eventos e Exposições de Londrina (PR). Após a solenidade, foi realizada a palestra “A sustentabilidade dos sistemas agrícolas: uma perspectiva internacional”, pelo diretor da FAO, Wilson Hugo. O tema da palestra dá o tom do evento, que reúne 600 inscritos de diversas regiões do país. A promoção é do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
 
Participaram da abertura a presidente da comissão organizadora do evento e pesquisadora do Iapar de Londrina, Vania Moda Cirino; o diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, que também representou o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Norberto Ortigara; o secretário-coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Victor Hugo Dantas; o secretário municipal de Agricultura, Rodrigo de Menezes Trigueiro, representando o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff; o diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Augusto Morais Carbonell; e o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello.
 
“Londrina foi, por muitos anos, a capital mundial do café. Mas o que muitos não se lembram ou não consideram é que a produção do feijão sempre foi importante para a economia”, ressaltou o diretor-presidente do Iapar, que lembrou ainda de toda a evolução no cultivo da leguminosa, como o avanço do plantio mecanizado, direto e mais profissionalizado. “Hoje, graças ao desenvolvimento científico, desenvolvemos variedades de feijões mais nutritivas, de melhor cozimento, resistente. Enfim, aprimoramos esse alimento tão importante à nossa cultura”, afirmou.
 
Na opinião do chefe-geral da Embrapa, o Conafe promove a “coesão” entre pesquisadores da comunidade científica. “É uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso de pesquisa e inovação, o nosso foco”, completou. Já Trigueiro e Dantas parabenizaram a organização do evento para a promoção da pesquisa do feijão. “Iniciativas como essa trazem o Paraná para a ponta na busca do desenvolvimento agrícola sustentável”, afirmou o presidente da Comel.
 
COLEÇÃO – Ao fim da cerimônia de abertura, o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Flavio Breseghelo, e a coordenação do Iapar assinaram um acordo de transferência que repassa ao instituto 518 acessos da Coleção Nuclear de Germoplasma Feijão. Segundo a coordenadora do evento, Vania Moda Cirino, os acessos (amostras de variedades genéticas de feijão) contribuirão para o aumento do banco de amostras do Iapar, que já passa de 9 mil unidades disponíveis para pesquisadores de todo o Brasil. “Nosso banco já está consolidado, fruto do que conseguimos coletar em 42 anos de história, mas toda contribuição é bem-vinda. Costumamos dizer que nosso banco de amostras não tem cadeado, ou seja, está aberto para os pesquisadores sem restrições”.
 
Segundo Breseghello, as mais de 500 amostras entregues ao Iapar foram recolhidas de várias regiões do País – a coleção tem, portanto, grande variedade genética. “Dessa forma, os materiais podem ser melhor aproveitados em cruzamentos. Tem tudo para contribuir com o melhoramento genético do feijão”, complementou. A Embrapa possui mais de 14 mil acessos em todo o Brasil.
 
O 11º Conafe, que acontece até a próxima quinta-feira, tem apoio do Londrina Convention & Visitors Bureau, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro), Basf, Miac Máquinas Agrícolas, Selegrãos, Bayer, Syngenta e Laboratório Farroupilha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.