CI

Plantas daninhas resistentes, doenças e nematoides serão abordados na Vitrine Tecnológica do IMAmt

Evento ocorre no dia 17


O projeto Monitoramento de Plantas Daninhas Resistentes será apresentado numa das salas da Vitrine Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), que acontecerá em Sorriso, no próximo dia 17, como parte da programação do evento de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte.

O pesquisador Edson Ricardo de Andrade Junior falará sobre os resultados de projeto, realizado em parceria com o Centro Universitário Várzea Grande (Univag) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Esse projeto, que vem sendo destaque em publicações nacionais e internacionais, integra o Departamento de Proteção de Plantas do IMAmt, que também desenvolve ensaios com fungicidas e herbicidas comerciais para avaliação de eficiência e auxílio na tomada de decisão dos produtores nas culturas do algodão e da soja, e ensaios de destruição de restos culturais do algodoeiro (soqueira).

Andrade Junior irá compartilhar o espaço na Vitrine Tecnológica com o pesquisador Rafael Galbieri, fitopatologista do IMAmt.  Entre outros trabalhos do Departamento de Fitopatologia, Galbieri apresentará os resultados da pesquisa desenvolvida pelo IMAmt, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), UFMT e a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), que vem relatando o aumento da incidência de nematoides e fungos de solo na cultura do algodoeiro em Mato Grosso. Além disso, o departamento também realiza há sete anos um projeto de avaliação da resistência das principais cultivares de algodoeiro a doenças e nematoides. O resultado desse trabalho durante a safra 2014/15 será abordado pelo fitopatologista. 

A proposta da Vitrine Tecnológica, segundo o diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, é apresentar aos participantes do evento – produtores, técnicos, pesquisadores e políticos, entre outros – os resultados de pesquisas e projetos realizados pelo IMAmt e instituições parceiras. Sete salas serão montadas no local e, em cada uma delas, estará um colaborador do IMAmt a postos para receber os visitantes.

A Vitrine Tecnológica também contará com a presença de representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), criada para colocar as tecnologias desenvolvidas pelo IMAmt e seus parceiros à disposição dos agricultores com mais agilidade e menor custo.

A construção do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte é uma iniciativa da Ampa. O projeto em execução pelo IMAmt prevê a inauguração de mais quatro Centros: em Rondonópolis (Núcleo Regional Sul), Campo Verde (Núcleo Regional Centro), Campo Novo do Parecis (Núcleo Regional Médio Norte) e Sapezal (Núcleo Regional Noroeste), até o final de 2016.
 
Serviço
O que: Inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso
Onde:  Sorriso (MT), na margem esquerda da BR-163, km 726, sentido Cuiabá-Santarém
Quando: 17 de outubro (sábado), a partir de 7h30m
 
Programação:
7h30m – Credenciamento
8h – Visita à Vitrine Tecnológica
10h - Palestra "Cenário político e econômico brasileiro: a armadilha (que foi criada) do gasto público!", com o economista Raul Velloso.
11h30m – Solenidade de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.