CI

Presidenciável tenta atrair o apoio de Requião no Paraná

No Paraná, por exemplo, o PSB está na coligação do candidato à reeleição Beto Richa (PSDB)



Ao ser oficialmente anunciada nesta quarta-feira (20.08) como candidata à Presidência, Marina Silva vai receber da direção do PSB um inventário dos compromissos assumidos por Eduardo Campos nos estados. Durante as negociações de alianças, a ex-senadora discordou da definição de diversas coligações.

No Paraná, por exemplo, o PSB está na coligação do candidato à reeleição Beto Richa (PSDB). Marina foi contra a aliança. Em evento realizado em junho, em Maringá, ela chegou a se separar de Campos quando ele iria se encontrar com Richa. Agora, com Marina na cabeça de chapa, especula-se que ela poderia ter no estado o palanque de Roberto Requião (PMDB), com quem sempre teve boa relação no Senado. Ela também tem laços estreitos com a deputada federal Rosane Ferreira (PV), vice do peemedebista.

Antes da morte de Campos, Requião dizia que, por exclusão, votaria em Dilma Rousseff. Com a mudança no cenário eleitoral, Rosane vem tentando convencê-lo a apoiar Marina. “Primeiro, preciso ouvir as propostas dela antes de decidir”, disse o candidato do PMDB.

O presidente estadual do PSB, Severino Araújo, disse não acreditar na “possibilidade de qualquer pessoa ficar contra as normas partidárias”. “O apoio do PSB ao Beto Richa foi decidido em convenção do partido e aprovado pelo diretório nacional. Ela [Marina] sabe disso. Decisão partidária não se discute, se cumpre”, defendeu.

Araújo disse que, enquanto presidir o PSB paranaense, o partido não apoiará Requião. Ele lembrou dos ataques do peemedebista a Campos e ao avô dele, Miguel Arraes, numa CPI do Congresso no fim dos anos 1990 que investigou um escândalo de precatórios – Campos chegou a depor na comissão. “Só temos um caminho no Paraná: apoiar Beto Richa. (Apoiar o Requião) seria pegar os cadáveres do Campos e do Arraes e jogar à margem da estrada.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.