CI

Presidente da Yara Brasil assume diretoria mundial da empresa

Lair Hanzen assume posição recém-criada


Atual presidente da Yara Brasil e responsável pelas atividades de distribuição de fertilizantes (Downstream) no País, Lair Hanzen assume a posição recém-criada de vice-presidente sênior da Yara Global, com foco no Brasil – cargo que ocupará simultaneamente à Presidência da empresa no País. Hanzen, que será o único não europeu na Diretoria e o primeiro brasileiro a ocupar uma vice-presidência global na Yara International, passa a se reportar diretamente ao presidente global e CEO da companhia Svein Tore Holsether, com assento na Diretoria mundial da empresa.

O executivo será responsável por todas as operações da empresa no País, incluindo a divisão de produção e distribuição de fertilizantes, a joint venture com a Galvani e todos os projetos estratégicos no Brasil. A elevação da Yara Brasil à condição de segmento global, reportando ao CEO Global, e a nomeação de Hanzen fazem parte de uma série de mudanças organizacionais e de gestão anunciadas na última segunda-feira em Oslo, Noruega.

Apesar de assumir uma nova posição global, Hanzen permanecerá sediado no País, confirmando o compromisso com a agricultura brasileira e visando a fortalecer o foco operacional, o alinhamento necessário para a direção estratégica e o crescimento sustentável da companhia.

Dentre as mudanças promovidas globalmente estão o estabelecimento de um novo segmento de ‘Produção’, que compreende a antiga denominação de Upstream e também as atividades de mineração da Yara. O segmento Downstream passa a ser denominado ‘Nutrição de Plantas’ e seguirá a estratégia desenvolvida recentemente.

Trajetória Profissional

Lair entrou para o segmento de fertilizantes em 1993 na Adubos Trevo S.A, onde atuou em diversas funções gerenciais e participou dos processos de aquisição. Depois foi CFO da Hydro Agri Argentina S.A e da Yara Brasil. Em 2006, Hanzen tornou-se vice-presidente da Yara Brasil, liderou o processo de aquisição da Fertibrás, sendo promovido no ano seguinte a presidente da empresa. Em 2009, Lair foi nomeado CFO global do segmento de produção de fertilizantes da Yara International ASA em Oslo, Noruega, retornando ao Brasil para liderar a aquisição da Bunge Fertilizantes em 2013 e de 60% de participação da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S/A em 2014.

Hanzen é formado em Administração de Empresas pela PUCRS e pós-graduado em Administração de Empresas e Estratégia pela ULBRA-RS e em Gestão de Recursos Humanos na Universidade de Belgrano, onde também realizou MBA em Negócios Internacionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.