CI

Produtores do Distrito de Irrigação de Ponto Novo comemoram liberação de outorga

O projeto possui 204 irrigantes, e a fonte hídrica é o Rio Itapicuru-Açu


O projeto possui 204 irrigantes, e a fonte hídrica é o Rio Itapicuru-Açu

Os produtores do Distrito de Irrigação de Ponto Novo iniciam o ano de 2017 com expectativas renovadas. Foi concedido à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), publicado em Diário Oficial desta semana, através da Portaria nº 13.304, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o direito de uso dos recursos hídricos, válido pelo prazo de quatro anos. “Estivemos reunidos com os representantes do distrito e o prefeito de Ponto Novo, e desde então iniciamos diálogo com o INEMA, contando com o apoio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, para liberação da outorga. Essa conquista vai fortalecer a fruticultura baiana, e beneficiar desde os pequenos produtores, até os agricultores empresariais”, ressaltou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O prefeito de Ponto Novo, Tiago Venâncio, que esteve reunido com o secretário da Agricultura nesta quarta-feira (18), comemorou a conquista. “É uma vitória para os produtores, para a região, porque agora eles estão mais confiantes para produzir, comercializar e expandir seus negócios, com maior facilidade no acesso ao crédito. Agora as portas vão se abrir, para que a nossa agricultura irrigada se fortaleça ainda mais”, disse.

O Projeto de Irrigação de Ponto Novo possui 3.669 hectares, sendo 2.553 ha de área irrigável e o restante reserva legal e preservação permanente. O projeto possui 204 irrigantes, e a fonte hídrica é o Rio Itapicuru-Açu, captando na barragem de Ponto Novo, com suporte da barragem de Pindobaçu. Além desses lotes, existem 110 ha, dos quais 100 ha são destinados ao pulmão verde, constituído de pastagens para a produção de feno, com o objetivo fornecer suporte forrageiro aos pequenos pecuaristas da região. Banana, coco, manga, maracujá, melancia, goiaba e abacaxi são as principais culturas do projeto.

Também já foi autorizada, através da assinatura de ordem de serviço pelo governador do Estado, Rui Costa, em dezembro do ano passado, a construção do sistema Fusegate no vertedouro da Barragem de Ponto Novo, com objetivo de elevar a altura do sangradouro. No caso da barragem de Ponto Novo, o aumento da capacidade de armazenamento de água será de 30% a 40%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.