CI

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos chega a Santa Fé do Araguaia

Esta é a primeira vez que o município receberá a edição do projeto


Pequenos e médios produtores rurais do município de Santa Fé do Araguaia, na região norte do Tocantins, serão beneficiados no próximo dia 26 de outubro, com a ação de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e a Prefeitura Municipal.
 
Segundo o supervisor técnico da área vegetal de Araguaína, José Carlos Barbosa, os produtores rurais do município que interessarem em devolver suas embalagens devem se dirigir até o galpão da feira municipal, próximo à praça da prefeitura, no período das 9h30 às 16h.  
 
José Carlos lembra que os agricultores devem devolver as embalagens sem restos de produtos e, preferencialmente, acompanhadas das notas fiscais de aquisição. “Mas, se o produtor não tiver a nota fiscal do produto, não vamos deixar de receber as embalagens, pois o Inpev admite neste tipo de ação a devolução das embalagens por considerar importante a retirada deste passivo do campo”, disse ele, acrescentando que os produtores receberão o comprovante de entrega que deve ser guardado por um período de dois anos. “Este é o único documento que comprova que as embalagens foram devolvidas corretamente”, completou José Carlos.
 
Os inspetores e fiscais da Adapec estão realizando há duas semanas um trabalho de divulgação em escolas, associações e assentamentos, sensibilizando os pequenos agricultores a fazerem a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos de maneira correta. “O RI é uma oportunidade para os pequenos e médios produtores rurais de Santa Fé do Araguaia fazerem a devolução de suas embalagens, pois, o posto de devolução mais próximo da cidade está localizado a 70 quilômetros de distância”, pontuou o gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias.  
 
Esta é a primeira vez que o município receberá a edição do projeto. As embalagens recebidas durante a ação serão encaminhadas para a central de Pedro Afonso, onde serão separadas por tipo de material e seguirão para o destino final adequado.

Foto: Divulgação Adapec
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.