CI

RS: Prefeitura de Porto Alegre anuncia alerta de cheia no Guaíba

Maior vazão deverá ocorrer no fim de semana


Em dois dias de chuvas constantes, Porto Alegre alcançou 110 mm, correspondente a toda a média histórica do mês, que é de 114,3mm. De acordo com os dados da Prefeitura de Porto Alegre, as chuvas continuarão intensas até a próxima segunda-feira (12.10).

O alerta para mais chuvas, é que as cheias dos rios no interior do estado e também o aumento do nível do Guaíba nos próximos dias. O nível das águas já subiu 30 cm entre a tarde de quinta (08.10) e o final da madrugada desta sexta (09.10). Além disso, os rios, como Jacuí e Taquari, que desembocam no Guaíba já apresentam cheia. A maior vazão deve ocorrer no fim de semana e na primeira metade da próxima.

Conforme dados da Prefeitura, não se pode afastar o risco de pancadas moderadas ou fortes em alguns momentos, os ventos também deverão ficar mais presentes, com rajadas que poderão atingir 50 a 70 km/h. Fato este que será um dos agravantes para a elevação do nível do Guaíba ,devido ao efeito de represamento das águas na parte Norte da Lagoa dos Patos.

No interior do estado a situação tem se agravado ainda mais - em quatro cidades gaúchas, as chuvas registradas nas últimas 48 horas já ultrapassaram os 200 milímetros. Com maior volume está Santa Maria, com 228 milímetros. Na sequência vem Alegrete (210 mm), São Gabriel (209 mm) e Santiago (203 mm).

As principais cidades atingidas são Alegrete, Cachoeira do Sul, Campestre da Serra, Candiota, Faxinal do Soturno, Itaara, Itaqui, Jaguari, Jóia, Mata, Mato Leão, Nova Palma, Quaraí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago, São Gabriel, Sinimbu e Vacaria.


Instabilidade no feriado

As instabilidades continuam provocando chuva sobre a Região Sul durante todo o feriado prolongado. As nuvens carregadas são organizadas por um sistema de baixa pressão que vai se posicionar na costa do Rio Grande do Sul. O oeste dos três Estados que compõem a Região terão mais nebulosidade que chuva.

O feriado prolongado termina e junto com ele as instabilidades dão uma trégua para a Região Sul. Ainda há a previsão de chuva no Estado do Paraná, mas com uma intensidade bem menor do que a observada durante esta semana. Na quarta-feira (14.10) o sol já aparece mais e o ar seco dificulta a condição para chuva.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.