CI

Rumos da economia em discussão

“O que esperar da economia brasileira e do agro a partir de 2015: Análises e Tendências”, será pauta das discussões



Custos de produção altos, preços futuros da soja com forte tendência de queda e aumento da área plantada de soja nos Estados Unidos. O próximo ciclo agrícola em Mato Grosso mal nasceu e já gera tensão entre os produtores, até porque a nova safra de soja se insere dentro de um contexto onde o rumo da política econômica pode fazer muita diferença a partir de agora e com efeitos no médio prazo.

Com essa conjuntura em vista, a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) lançam amanhã a 9ª edição do Circuito Aprosoja. As principais discussões serão em torno do tema “O que esperar da economia brasileira e do agro a partir de 2015: Análises e Tendências”.

“Teremos um processo eleitoral neste ano e as macropolíticas influenciam bastante nosso setor. Se pudermos antecipar os cenários que virão, poderemos orientar muito melhor o nosso produtor”, observa o presidente da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk. O painel de abertura do Circuito Aprosoja contará com a presença dos economistas Samuel Pessôa e Eduardo Giannetti e do Ministro da Agricultura, Neri Geller, tendo mediação do consultor André Pessôa.

“A função básica do Senar é a qualificação profissional rural. Sozinhos, não conseguiríamos atender toda essa demanda, por isso estabelecemos parcerias como a que temos com Aprosoja/MT. Assim, podemos multiplicar o conhecimento entre os produtores e os trabalhadores rurais”, afirmou o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Normando Corral.

Outro ponto destacado pelo presidente do Senar é a aproximação da instituição de ensino com os produtores. “Durante a etapa no interior, em que o Circuito Aprosoja passará por 22 municípios produtores, teremos a oportunidade de nos mantermos próximos do nosso público alvo”.

No interior, o foco é discutir a importância da liderança dos produtores rurais, mercado de soja e milho e a atuação da Aprosoja/MT. De forma paralela, será realizado também o Circuito Aprosoja Universitário, em que faculdades de todo o Estado vão receber uma palestra customizada sobre o futuro de Mato Grosso.

Aprosoja-MT e Senar-MT realizam o evento desde 2010, com foco em orientar e qualificar produtores e trabalhadores rurais sobre temas estratégicos para a agricultura. É possível fazer inscrições pelo site até o dia do evento. O link é http://www.aprosoja.com.br/evento/circuito-aprosoja/.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.