CI

SindiTabaco apresenta resultados da diversificação em Santa Catarina

Programa é criado pelo SindiTabaco para incentivar a diversificação e a otimização no aproveitamento dos recursos das propriedades rurais.


O produtor Claudinei Vardenski abrirá sua propriedade em Salto da Água Verde, no município de Canoinhas (SC), para apresentação de resultados do Programa milho e feijão e pastagem para a produção leiteira após a colheita do tabaco na próxima quarta-feira, 4 de maio, às 10h30. Na ocasião também haverá realização de colheita demonstrativa. Está prevista a presença dosecretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, além de representantes das demais instituições apoiadoras.

Conduzido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), o programa foi criado para incentivar a diversificação e a otimização no aproveitamento dos recursos das propriedades rurais. Em Santa Catarina são parceiros o Governo do Estado de Santa Catarina, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catariana (Fetaesc), a Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A ação reúne a estrutura de campo das empresas associadas ao SindiTabaco e das entidades apoiadoras, que divulgam as vantagens do plantio da safrinha e incentivam a prática de diversificação da propriedade. A prática reduz os custos de produção dos grãos, pois ocorre o aproveitamento residual dos fertilizantes aplicados. Consequentemente, pode haver redução de custo na produção de proteína (carne, leite e ovos), com a utilização do milho e da pastagem no trato animal. Outros benefícios são a proteção do solo contra a erosão e a interrupção do ciclo de proliferação de pragas e ervas daninhas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.