CI

Soja acelerada

Embarques brasileiros recuam, mas seguem 10% acima do registrado um ano atrás



Os embarques brasileiros de soja recuaram, mas seguem 10% acima do registrado um ano atrás, mostram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). As exportações de milho, por sua vez, ainda não conseguiram ganhar ritmo e estão 76% mais lentas.

O ritmo diário de embarque de soja ficou em 271 mil toneladas por dia nas três primeiras semanas de julho, contra 345 mil toneladas/dia em junho e 246 mil toneladas/dia em julho de 2013. O volume de milho exportado neste mês não é suficiente para encher dois navios.


O ano de 2014 vem sendo de embarques recordes de soja no Brasil, após a maior safra da história do país, colhida no primeiro semestre. O recorde histórico mensal foi em abril: 8 milhões de toneladas da oleaginosa. Já o milho, que registrou pesados embarques no segundo semestre de 2013, não consegue repetir o bom desempenho até o momento. O ritmo de exportações do cereal está em 7,5 mil toneladas/dia, ante 4,4 mil toneladas/dia em junho. Mas em julho de 2013 eram 32 mil toneladas/dia. O quadro anuncia um segundo semestre de grande pressão sobre os preços.


Milho na lenta

105 mil toneladas de milho foram embarcadas nos primeiros 14 dias úteis de junho. Menos que o necessário para encher dois navios Panamax, embarcações que carregam entre 60 mil e 70 mil toneladas de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.