CI

Solo e água entram na pauta do encontro da Cotribá com Emater/RS-Ascar

Representantes da Emater/RS-Ascar foram recebidos nesta segunda-feira, em Ibirubá, pelo gerente das Unidades Norte da Cotribá, Fernando Müller.


Representantes da Emater/RS-Ascar foram recebidos nesta segunda-feira (22/08), em Ibirubá, pelo gerente das Unidades Norte da Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), Fernando Müller. A degradação do solo, uma ameaça à produção de alimentos e à economia do Estado, pautou o encontro entre as duas Instituições. "Foi uma visita de aproximação, de fortalecimento da parceria em torno do Programa Estadual de Conservação do Solo e Água", disse o assistente técnico regional em Solos, Dejair Burtet. 

Lançado em dezembro do ano passado, o Programa de Conservação do Solo e Água tem reascendido no Rio Grande do Sul o debate sobre práticas conservacionistas. 

Em Ibirubá, por exemplo, a Emater/RS-Ascar mantém, desde maio deste ano, uma Unidade de Referência Técnica em Manejo e Conservação do Solo e Água (URT), na propriedade do agricultor Edair Pazinatto. "Ele tinha problema com baixa infiltração da água no solo", explicou Burtet. "Passamos a fazer a descompactação do solo, plantio de culturas de inverno e a locação e construção de terraços", completou o extensionista da Emater/RS-Ascar. 

Em âmbito estadual, a URT de Ibirubá é monitorada pelo coordenador da Emater/RS-Ascar no Programa, Edemar Streck, também presente no encontro com a Cotribá.

Parceria

Com 105 anos de existência e atuação em 30 municípios gaúchos, a Cotribá tem laços de parceria de longa data com a Emater/RS-Ascar. A cooperativa tem recorrido ao Serviço de Classificação da Emater/RS-Ascar para assegurar a qualidade da safra de grãos dos associados, estocada nos armazéns da cooperativa.

Também participaram do encontro, em Ibirubá, o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra, e extensionistas Miria Durigon e Oneide Kumm. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.