CI

Suínos/CEPEA: cotações são as menores desde 2013

Oferta de animal vivo está elevada principalmente no Paraná


Os preços do suíno vivo seguem em queda em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Em Santa Rosa (RS) e Patos de Minas (MG), as cotações dessa quinta-feira, 11, são as menores, em termos reais (IGP-DI jan/16), desde julho de 2013.

Naquele período, o setor atravessava uma crise decorrente do embargo da Ucrânia (de março a junho/13), então principal comprador da carne suína brasileira.

Segundo pesquisadores do Cepea, a oferta de animal vivo está elevada principalmente no Paraná, onde a produção tem aumentado nos últimos anos e, recentemente, devido aos altos custos de produção, suinocultores – sobretudo independentes – têm adiantado a venda dos animais com peso próximo ao ideal para abate.

Para agravar, as exportações do estado em janeiro foram estáveis em relação a dezembro (+0,3%), limitando o escoamento externo e sobrecarregando a disponibilidade de animais e carne em outros estados.

Em São Paulo, por exemplo, colaboradores do Cepea confirmam a entrada de animais e de carne vindas do Sul a preços mais competitivos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.