CI

Tailândia tem interesse em ampliar relações comerciais com MT

Delegação foi recebida no Palácio Paiaguás pelo governador Pedro Taques


Delegação foi recebida no Palácio Paiaguás pelo governador Pedro Taques

Missão diplomática e técnica do Reino da Tailândia iniciou ontem visita a Mato Grosso para conhecer o estado e manter contato com empresas nas áreas de agricultura, piscicultura e tecnologia de produção de grãos. Liderada pelo embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, a delegação foi recebida no Palácio Paiaguás pelo governador Pedro Taques e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Ricardo Tomczyk.

O país tem interesse em relações comerciais nos setores de couro, piscicultura, tecnologia de cultivo de soja e também em conhecer o turismo local a fim de promover os atrativos turísticos no sudeste asiático. Taques apontou o interesse de Mato Grosso em ampliar as relações comerciais com a Ásia e lembrou o trabalho desenvolvido para estabelecer um ambiente de negócios seguro, com a reforma tributária que está em fase de produção. “É importante firmar e ampliar as relações comerciais, mas também fortalecer as relações culturais com os países que nos visitam”, reforçou o governador.

A Tailândia é um dos principais compradores da produção agrícola mato-grossense. Neste ano foram comercializadas 520 mil toneladas de soja em grão e 14 mil de algodão em pluma.  É com interesse na expansão dos negócios na área agrícola que a delegação visita Mato Grosso para conhecer, por exemplo, campos de cultivo dos dois produtos, além das técnicas utilizadas no plantio.

O embaixador tailandês reforçou a necessidade de ampliar as relações comerciais e destacou que o país mantém com diversas nações acordos de livre comércio, que estimulam a produção e facilitam os negócios. “Brasil e Mato Grosso tem um potencial muito grande para ampliar as relações de negócios com a Tailândia e queremos conhecer também o turismo daqui para mostrar ao povo tailandês”, afirmou Charnbhumidol.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso demonstrou à delegação um panorama da economia e da produção do agronegócio estadual, com destaque para os produtos já comercializados entre os dois países e a produção de biocombustíveis, setor que desperta interesse nos tailandeses. “Mato Grosso é o segundo produtor nacional de biodiesel à base de soja e gordura animal, e com uma crescente produção que pode abastecer outros mercados. O grupo também demonstrou bastante interesse pelo setor têxtil, de carnes e peixes, além de novas tecnologias de produção de etanol. Temos convicção de que espaços comerciais estão se ampliando e vamos estabelecer uma boa parceria com a Tailândia”, frisou Ricardo Tomczyk.

O diretor da Agência de Fomento de Mato Grosso, João Alexandre Gerbara, explicou o papel da instituição, que é fazer a ponte entre os países e o mercado mato-grossense, pontuando que uma empresa tailandesa tem interesse em fazer negócio na área da piscicultura.

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Luciano Vacari, apontou que é fundamental uma maior aproximação de Mato Grosso com países asiáticos, em especial do sudeste da região, um mercado de forte potencial de consumo e que tem se mostrado aberto à produção brasileira. A recente missão do Ministério da Agricultura à Ásia está demonstrando aos países visitados a alta qualidade dos produtos brasileiros. Além disso, serve para comprovar que a segurança sanitária do Brasil é uma das melhores do mundo e as pautas tem avançado positivamente para ampliara o comércio entre os países e o Brasil.

A delegação da Tailândia se reunirá com setores produtivos e de fomento - Aprosoja e MT Fomento e visitará propriedades no interior do estado para conhecer sistemas de cultivo e produção de grãos, além de pontos turísticos da região de Cuiabá, Pantanal e Chapada dos Guimarães.

Hoje, a agenda continua com reunião sobre biocombustíveis, ciências e tecnologia, turismo e educação. A delegação tailandesa tem representantes do corpo diplomático e do Ministério da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.