CI

Técnicos do Rally da Safra 2015 avaliam soja precoce

Equipe 2 percorrerá lavouras nos estados de Goiás e Mato Grosso


Equipe 2 percorrerá lavouras nos estados de Goiás e Mato Grosso; estimativa é encontrar contrastes de desempenho nessas regiões pela irregularidade das chuvas
 
Técnicos do Rally da Safra 2015 começam a avaliar áreas de soja precoce a partir da próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro. A Equipe 2 da expedição inicia as atividades em Rio Verde (GO) e segue para o Sudeste, Oeste e Médio-Norte do Mato Grosso. Nestas regiões, as lavouras se desenvolveram na sua maioria dentro do esperado, mas é possível encontrar a alternância entre boas e ruins, provocada pela irregularidade das chuvas. As regiões Nordeste de Mato Grosso e Leste de Goiás foram as mais atingidas pela estiagem e deverão ser avaliadas nas equipes 4 e 7 respectivamente.
 
Segundo projeção da Agroconsult, organizadora da expedição técnica, Goiás deve ter aumento de 5% na produção de soja, saindo de 8,9 milhões de toneladas (safra 2013/14) para 9,4 milhões de toneladas. Já o Mato Grosso deve aumentar em 7% a produção, de 26,4 milhões de toneladas para 28,4 milhões de toneladas nesta safra 2014/15.
 
No dia 03 de fevereiro, em Jataí (GO), acontece palestra sobre mercado de soja e milho para produtores, com André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult. No evento, serão também abordados temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços. No dia 10, haverá outro evento em Sinop (MT), com André Debastiani, sócio analista da Agroconsult, para falar sobre o mercado de soja e milho, além das palestras técnicas. (veja locais e horários abaixo).

A expectativa dos técnicos do Rally da Safra 2015 fica por conta da chuva, necessária para o desenvolvimento das lavouras mais tardias, mas que pode ser prejudicial para as lavouras em colheita quando em excesso e em vários dias consecutivos. Segundo levantamento da Agroconsult, as primeiras colheitas estão com bom rendimento. Em relação às doenças e pragas, os focos estão dentro da normalidade, a ferrugem asiática já foi detectada nas lavouras e preocupa os produtores. No entanto, as aplicações estão sendo realizadas e o controle está sendo considerado satisfatório.

Depois de Rio Verde, os técnicos seguirão para Jataí/GO (dia 03) em direção ao Mato Grosso, percorrendo lavouras nas regiões de Rondonópolis (dia 04), Primavera do Leste (dia 05), Campo Novo do Parecis (dias 06 e 07), Nova Mutum (dia 08), Sorriso (dia 09) e Sinop (10),fazendo amostras e entrevistando produtores rurais.
 
Estimativa de safra
Técnicos do Rally da Safra 2015 iniciam a 12ª edição da expedição, com a expectativa de encontrar uma safra recorde, quando o Brasil deverá colher 93,9 milhões de toneladas de soja, aumento de 9% sobre a safra 2013/14. A área plantada aponta para um crescimento de 5% em relação à passada, alcançando 31,7 milhões de hectares, segundo projeção pré-Rally da Agroconsult, organizadora da expedição.
 
A estimativa para o milho de primeira safra (verão) é de 29,2 milhões de toneladas, queda de 5% em relação à safra 2013/14, em uma área de 6,2 milhões de hectares – redução de 5% sobre a anterior. No Centro-Sul, a previsão é de uma queda mais acentuada, de 12%, se comparada com a safra passada.
 
Tanto para a soja como para o milho, o cenário é de contrastes. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, Mato Grosso e Tocantins e estão sofrendo com a falta de chuvas em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

A produção é crescente inclusive a área do milho segunda safra, a estimativa este ano é um desempenho maior tanto em área plantada como em produção. A expectativa é de uma área de 9,7 milhões de hectares, 2,5% maior que a safra 2013/14. Já a produção deverá ser de 50 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% sobre a safra anterior.

Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.

Roteiro
Na sequência, a Equipes 3 avaliará também áreas de soja precoce entre os dias 04 e 9 de fevereiro, passando por Paraná e Mato Grosso do Sul. Já as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 será no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult. Serão apresentadas também palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Impar Consultoria no Agronegócio, Agrosatélite, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.