CI

Testes de toxicidade em ratos são distorcidos, diz estudo

Ração das cobaias conteria quantidades significativas de contaminantes



De acordo com estudo publicado na revista Plos One (EUA), os testes de toxicidade de produtos químicos realizados em ratos de laboratório estão distorcidos e, portanto, comprometidos. Isso porque a ração usada na alimentação das cobaias já conteria quantidades significativas de contaminantes, tais como pesticidas e transgênicos. 


O artigo é de autoria do professor francês Gilles-Eric Séralini e pesquisadores da Universidade de Caen. Eles relatam terem encontrado vestígios de 262 pesticidas, quatro metais pesados, 17 dioxinas, 18 PCBs (bifenilos policlorados) e 22 organismos geneticamente modificados (OGM, transgênicos) em 13 amostras de alimentos secos.

A pesquisa afirma ainda que as concentrações de vestígios detectadas são significativamente maiores do que a dose diária aceitável em alimentos para seres humanos. O inseticida pirimifós-metil, por exemplo, aparece 22 vezes acima da ingestão diária permitida. O glifosato, por sua vez, estaria 3.700 vezes além do normal. 

“Isso significa que esses alimentos são altamente contaminados com pesticidas […] e invalidam a utilização de dados históricos”, conclui Séralini.

No entanto, o estudo foi alvo de críticas de especialistas. “Os autores não mediram os efeitos da dieta na saúde e, portanto, não é possível dizer se a contaminação alimentar desempenha um papel nos problemas de saúde dos ratos de laboratório, como alegado pelos autores”, dispara a professora Tamara Galloway, da Universidade de Exeter.


O professor Séralini já tem um histórico de polêmica em suas pesquisas. Um trabalho anterior sobre os efeitos dos transgênicos e do pesticida Roundup em ratos foi desacreditado pela Monsanto, pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pela Agência de Segurança Nacional de Saúde (Anses).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.