CI

Tratamento durante fase vegetativa ajuda a incrementar produtividade de grãos

Fase vegetativa desempenha papel fundamental


Aspectos como a quantidade de nós reprodutivos e o intervalo entrenós contribuem para obter resultados até 15% superiores
 
A fase vegetativa desempenha um papel fundamental em culturas como a soja, o feijão e o milho, já que possibilita o acúmulo da energia posteriormente consumida, no período reprodutivo. Segundo o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico de grãos da Alltech Crop Science, realizar um tratamento com soluções naturais nessa etapa pode contribuir para aumentar a produtividade entre 5% e 15%.
 
“O agricultor precisa buscar uma planta com desenvolvimento radicular satisfatório e uma parte aérea expressiva. Então, é essencial focar em três aspectos: a raiz, o número de nós reprodutivos e a quantidade de folhas, que ajudam a garantir um potencial reprodutivo altíssimo. Quanto maior o número de nós reprodutivos, maior o potencial produtivo”, avalia.
 
De acordo com Batista, no caso da soja, o intervalo entre os nós reprodutivos deve ser o mais curto possível, de preferência entre 5 e 7 cm. “Algumas variedades crescem muito, mas não produzem porque têm poucos nós reprodutivos, e com intervalos muito longos dos entrenós. Isso é sinal de que a planta não terá uma produtividade significativa”, observa.
 
“As folhas representam outro fator relevante, porque como a planta é um ser autotrófico, é através das folhas que faz fotossíntese, cuja energia é armazenada principalmente na forma de carboidratos. Ou seja: é preciso ter uma quantidade significativa de folhas, e com coloração verde, para que se tenha uma planta com a fotossíntese ativa”, explica.
 
Desempenho
 
O produtor Patrick Pagnoncelli, que cultiva feijão há seis anos em São João (PR), obteve bons resultados a partir do manejo. “Fiz um comparativo entre três áreas: uma com soluções naturais, uma sem tratamento e uma com produtos convencionais. No primeiro caso, a lavoura se desenvolveu melhor, com plantas mais vigorosas e uma produtividade 8% superior, com 3,5 mil sacas colhidas na última safra”, conta.
 
Conforme Batista, a plantação requer outros cuidados importantes na fase vegetativa para apresentar um retorno satisfatório. “É imprescindível ter uma adubação adequada e iniciar o controle das doenças, para diminuir o risco de perdas futuras. Estar atento a isso agrega ao tratamento para incrementar a produtividade”, orienta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.